Beja: Em 2018 empresa espanhola “investia” 22 milhões de euros, mas desapareceu.


Agora tem um processo em tribunal, no valor de 163.328,95 euros, movido pelo Município que pretende reaver os lotes de terreno vendidos. A empresa Fábulas Relevantes revelou-se uma “Ficção Pertinente”.

Instalar quatro fábricas em Beja, num investimento total de 22 milhões de euros e a criação mais de 130 postos de trabalho, era o que estava previsto num protocolo assinado em 22 de outubro de 2018 entre o Município e a empresa Fábulas Relevantes, uma empresa unipessoal de capitais detidos por espanhóis.

Cinquenta e dois meses depois, o projeto não passa de uma “Ficção Pertinente” (sinónimo do nome da empresa) e a autarquia de Beja deu entrada com uma judicial, no valor de 163.328,95 euros, para reaver os dois lotes de terrenos vendidos aos investidores, destinadas à instalação das fábricas na Zona de Acolhimento Empresarial da Horta de São Miguel.

Na ação, além da Fábulas Relevantes, são réus o Millennium BCP-Banco Comercial Português e a Autoridade Tributária e Aduaneira-Serviços de Finanças de Beja, por penhoras sobre os terrenos, resultante de empréstimo bancário e de como o mesmo foi alcançado.

Ao Lidador Notícias, o presidente da Câmara de Beja, revelou que o “valor da venda de dois lotes foi de 21.358,18 euros, 15% do valor dos mesmos, por terem sido financiados. É o valor da diferença entre o custo real e o valor de financiamento recebido”, tendo Paulo Arsénio justificado que “a ação judicial visa recuperar os terrenos, mas os mesmos têm penhoras, nomeadamente do banco”, concluiu.

Na altura da assinatura do memorando, a empresa assegurava que de imediato iria promover a instalação de uma primeira fábrica para produção de massas frescas, num investimento de quatro milhões de euros, que poderia criar 22 postos de trabalho. A fábrica deveria ter começado a ser construída durante o primeiro trimestre e começar a funcionar em 2020, mas nada se concretizou.

A segunda fábrica seria uma torrefação e café, implicando um investimento de quatro milhões de euros e criaria entre 22 e 25 postos de trabalho. As terceira e quarta fábricas, serviriam para produzir malte e cerveja, implicando um investimento de 14 milhões de euros e poderiam criar entre 80 e 90 postos de trabalho.

A empresa Fábulas Relevantes foi constituída em 26 de junho de 2017, com um capital social de 50.000 euros, com a sede localizada no Parque de Feiras e Exposições de Beja.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg