A Câmara Municipal de Beja, fez o balanço do projeto Beja Educa+ Sucesso Educativo, que em parceria com as Juntas de Freguesia, promoveu o programa Beja em Movimento – Freguesias, levando às crianças das freguesias rurais um conjunto de atividades educativas, científicas e lúdicas.
Segundo o Município as Juntas de Freguesia que aderiram em massa a esta iniciativa, tornando possível proporcionar às crianças um verão repleto de experiências enriquecedoras.
Ao longo das atividades, promovidas durante o mês de julho, os participantes embarcaram na aventura 𝘔𝘪𝘴𝘴𝘪𝘰𝘯 𝘊𝘰𝘯𝘵𝘳𝘰𝘭, uma simulação de uma missão espacial onde tiveram de construir um foguetão, transportar tubos de oxigénio e ultrapassar desafios que exigiram cooperação, comunicação, criatividade e espírito de equipa. No final, cada equipa conquistou um verdadeiro superpoder para este verão: a capacidade de trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum.
Na atividade Cultivar, as crianças descobriram a hidroponia, montando um sistema de cultivo sem terra, inspirado nas técnicas utilizadas nas estações espaciais. Esta experiência permitiu explorar novas formas de produzir alimentos, despertando a curiosidade pela ciência, pela sustentabilidade e pela inovação.
O Beja 3 Es levou a matemática e o cálculo para a cozinha, através da confeção de deliciosas waffles. Entre medidas, quantidades e desafios matemáticos, os participantes perceberam que aprender também pode ser muito saboroso.
O entusiasmo, a curiosidade e o envolvimento demonstrados pelas crianças ao longo de todas as atividades confirmam o sucesso desta iniciativa. Este verão ficará, certamente, marcado por experiências diversificadas, aprendizagens significativas e momentos inesquecíveis de descoberta.
A autarquia termina justificando que o Beja Educa, se traduziu em “experiências que ajudam a crescer!”.


