Beja: EMAS envolvida em várias frentes de sensibilização e trabalhos.


A EMAS de Beja associou-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos no âmbito da campanha “Água da Torneira Se Faz Favor”, celebrou o Dia Mundial do Saneamento e colaborou no Corta Mato Distrital do Desporto Escolar.

Entre os dias 17 e 25 de novembro terá lugar a 10ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), com o objetivo de sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, com enfoque na prevenção.

A EMAS de Beja associou-se a esta iniciativa no âmbito da campanha “Água da Torneira Se Faz Favor”, sendo que no dia 19 de Novembro, percorreu a cidade de Beja e trocou garrafas de água de plástico por garrafas de vidro, reforçando o compromisso ambiental para a mudança de atitudes.

Consciente do seu importante papel para promoção do desenvolvimento sustentável, foi objetivo desta ação promover o consumo de água da torneira, uma água de excelente qualidade, e potenciar a redução de produção de garrafas de plástico de utilização única.

Importa compreender que em Portugal são produzidas cerca de 370 toneladas de plástico por ano, em média 31kg por pessoa. O Plástico representa atualmente um perigo para os oceanos e torna-se fundamental proteger o ambiente reduzindo o lixo marinho. Em 2050 estima-se que haverá mais plásticos do que peixes nos nossos oceanos.
No dia 19 de novembro celebrou-se o Dia Mundial do Saneamento, uma data que tem como objetivo central sensibilizar a população mundial para os desafios globais do saneamento.
Apesar dos progressos alcançados nos anos mais recentes, ainda existem no mundo milhares de pessoas sem acesso a serviços básicos de saneamento e higiene.
Apesar da nossa realidade distinta, nunca é demais recordar alguns exemplos de boas práticas.

EMAS de Beja colaborou no Corta Mato Distrital do Desporto Escolar que se realizou no dia 22 de novembro em Beja, através da promoção e abastecimento de água aos participantes.

A iniciativa, que contou com o apoio de várias entidades, entre as quais o Município de Beja, contou com a participação de aproximadamente 1300 atletas.

O abastecimento de água da torneira da rede pública de distribuição do concelho de Beja, uma água de elevada qualidade, em copos biodegradáveis no final da prova, permitiu reduzir o consumo de resíduos plásticos gerados em iniciativas desta natureza, pela utilização em massa de garrafas de água de utilização única.

Gradualmente as diferentes entidades vão tomando consciência da necessidade da alteração de hábitos ambientais, facto que a EMAS de Beja enaltece e dentro das suas responsabilidades se disponibiliza em fazer parte integrante deste processo de mudança necessário, a bem e para a proteção dos ecossistemas.

Ainda salientar, que no final da iniciativa, no âmbito da campanha “Água da Torneira Se Faz Favor”, Fernando Mamede, ex-atleta olímpico e natural da cidade de Beja, recebeu a nova garrafa corporativa da EMAS, pelo reconhecimento da sua carreira repleta de glórias


Share This Post On
468x60.jpg