Beja: Estudante julgado por furto em residência do Politécnico.
Um estudante do ensino superior, de 22 anos, aluno do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja), começa hoje a ser julgado no Juízo da cidade, perante um Tribunal Coletivo, acusado de um crime de furto qualificado.
De acordo com o despacho de acusação do Ministério Público (MP) de Beja a que o Lidador Notícias (LN) teve acesso, Eurico N., natural de Santana, ilha da Madeira, entrou numa das residências universitárias do IPBeja, dirigiu-se ao quarto de outro estudante e furtou diversos bens e dinheiro.
Segundo o MP, na madrugada de 13 de novembro de 2016, um domingo, cerca das 05,40 horas o arguido aproveitou o facto da porta principal do edifício estar aberta e o segurança não estar no local para aceder ao seu interior.
Depois forçou a porta do quarto de André R., que se encontrava fechada à chave e de lá furtou diversos bens, entre os quais dois computadores e uma máquina fotográfica, no valor aproximado de 2.100 euros e ainda 70 euros em numerário.
Na sequência da sua detenção, a PSP apreendeu ao arguido 1,91 gramas de haxixe e 4 plantas de cannabis, com 0,36 gramas, que o MP considerou “serem inferiores ao consumo para 10 dias”, e se destinaram “ao seu consumo”, pelo que foi considerado com um ilícito contraordenacional.
O jovem, que está sujeito a termo de identidade e residência (TIR), arrisca uma pena superior a cinco anos de prisão.
Teixeira Correia
(jornalista)