Beja: Festa do Azulejo/ SOS Azulejo, 3 de maio. 1467–2017, 550 anos de Azulejaria de Beja.


A adpBEJA. Associação para a Defesa do Património de Beja, vai, de novo, organizar, no dia 3 de maio, a FESTA do AZULEJO de BEJA| SOS AZULEJO com a participação de todas as escolas do concelho de Beja.

1467 – 2017, 550 anos de Azulejaria de Beja.
Em 1467 a Infanta D. Brites encomenda para o seu Palácio dos Infantes, em Beja, azulejos das oficinas de Manizes, Valência. Um novo elemento artístico e decorativo entra em Portugal, e depois forra paredes, pavimentos e tectos de uma nova arquitectura nacional, conhecida como o Manuelino-Mudéjar.

Daqui, desta cidade de milénios, se inicia a introdução daquela que é considerada a arte primeira de Portugal, a sua arte azulejar, que decora, ainda no mesmo século o convento de Jesus em Setúbal, o palácio de Sintra e a quinta da Bacalhôa em Azeitão.

É por esta razão, e por mais mil e uma razões, que a adpBEJA. Associação para a Defesa do Património de Beja, vai, de novo, organizar a FESTA do AZULEJO de BEJA| SOS AZULEJO com a participação de todas as escolas do concelho de Beja. Mais de 2.500 crianças e jovens e professores, vão juntar-se na PRAÇA da REPÚBLICA, no dia 3 de MAIO, e mostrar ao mundo a nossa riqueza patrimonial. Vamos mostrar como a arte e a cultura podem ser um motivo de festa, dando brilho, movimento, forma e cor a BEJA.

Exposições, montagem de puzzles, peddy paper, visitas guiadas, música, animação de rua e oficinas de pintura de azulejos compõem e preenchem uma manhã cheio de luz.

Quando a Assembleia da República aprova, em 2017, um dia nacional do azulejo, nesta cidade de BEJA, as escolas já estão há três anos a sensibilizar os jovens e a criar novas obras, tendo como base a sua arte azulejar.

Como é bom viver nesta cidade onde todos querem viver a arte e trabalhar em parceria, a adpBEJA, a Câmara Municipal de Beja, As Uniões de Freguesia de São João Baptista e Santiago Maior, Santa Maria e Salvador, os Agrupamentos de Escolas, Nº 1 e Nº 2, o CRBA, Conservatório Regional do Baixo Alentejo, a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça de Beja, os Rufar e Bombar e Os Mocinhos em Cante, juntos numa grande festa.


Share This Post On
468x60.jpg