Beja: Francês condenado 4 anos e 6 meses por tráfico de droga, pena suspensa.


O cidadão francês foi detido depois de ter cultivado 41,754 kgs de cannabis que dava para fazer 177.800 doses individuais, mas sempre defendeu que era para “consumo próprio” e não para “vender ou dispensar”.

BEJA- GNR apreende droga_800x800René Gillete, cidadão francês residente em Paris, de 56 anos, detido no dia 22 de outubro de 2014, em Póvoa de São Miguel, concelho de Moura, foi condenado pelo Tribunal de Beja, pelos crimes de tráfico de estupefacientes e de detenção de arma proibida, a 4 anos e 6 meses de prisão, com pena suspensa pelo mesmo tempo.

O Coletivo de Juízes considerou que não foi provado que os 41,754 kgs de cannabis, suficientes para fazer 177.800 doses individuais, apanhados ao arguido “fossem para venda”, tese que o francês sempre defendeu em tribunal justificando que nunca “dispensou” droga e que “só consumia” as flores da cannabis.

Além da droga, foram apreendidos painéis solares, baterias, um jeep todo o terreno, uma caçadeira de calibre 12 mm e diversos cartuchos, uma balança eletrónica e um computador, a que juntou muito outro material destinado ao cultivo e comercialização da droga. O Coletivo mandou restituir a René Gillete o jeep e o computador, tendo este deixado o tribunal em liberdade após a leitura da sentença que lhe suspendeu a pena de 4 anos e 6 meses.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg