Beja: Furtavam do interior de veículos. “Barragem” da GNR deteve três criminosos.
Uma “barragem”montada na Estrada Nacional 260, junto a Nossa Senhora das Neves, concelho de Beja, por militares do Destacamento de Trânsito da GNR de Beja, levou à detenção de três indivíduos que furtavam bens a turistas do interior das suas viaturas.
Três indivíduos, com 35, 37 e 65 anos de idade, residentes na margem sul do rio Tejo, foram detidos na tarde de quinta-feira, cerca das 17.00 horas, na Estrada Nacional (EN) 260, junto à localidade de Neves, a cerca de 5 quilómetros de Beja, pelo crime de furto em interior de veículos.
O trio, há muito referenciado pelas autoridades, foi localizado a circular num veículo ligeiro de cor preta, depois do alerta de duas ocorrências daquele tipo de crime, registadas naquele dia em zonas turísticas, estacionamento de autocaravanas, localizadas em Montemor-o-Novo e Évora Monte, ambas no distrito de Évora.
O Comando Territorial (CT) de Évora da GNR mobilizou diversas patrulhas, mas os três indivíduos acabaram por escapar para o vizinho distrito de Beja.
Já nesta região, os indivíduos seguiam em direção a Serpa, onde também existe um aparcamento de caravanas e depois de um seguimento discreto, militares do Destacamento de Trânsito de Beja (foto de arquivo do Lidador Notícias. Militares do DTBeja, ao centro o comandante, Tenente Nuno Afonso) fizeram a interseção da viatura, em Neves, detendo os três ocupantes.
Depois de uma aturada revista à viatura suspeita, foram recuperados os objetos produto dos dois furtos que posteriormente foram devolvidos aos lesados, no caso turistas procedentes da Polónia.
Segundo apurou o Lidador Notícias, aos suspeitos, foram ainda apreendidos um iPad, telemóveis e 400 euros em dinheiro, como medida cautelar processual.
Depois de detidos e inquiridos, os três indivíduos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência (TIR), aguardando o desenrolar do processo em liberdade.
Os indivíduos já se encontravam referenciados pela prática do crime de furto em interior de veículo, nos distritos de Setúbal, de onde são procedentes e no de Beja, onde foram detidos.
Teixeira Correia
(jornalista)