Beja: Gangue rebenta multibanco em supermercado e levaram 40 mil euros.


Uma caixa multibanco foi ontem assaltada no supermercado Pingo Doce, no centro da cidade de Beja, de onde um gangue levou cerca de 40 mil euros de uma máquina que tinha sido carregada na tarde de segunda-feira.

Às 04,24 horas, um grupo de três indivíduos, saiu de um automóvel BMW preto, e com uma marreta um dos elementos partiu o vidro da montra. O mesmo homem entrou na loja e com o recurso a uma botija de gás, rebentou as duas máquinas de multibanco do supermercado.

As duas explosões arrancaram a porta do cofre de uma das máquinas de onde foi levado todo o dinheiro, enquanto que na outra só estoirou a parte de cima, onde está instalado o sistema informático, não tendo o cofre cedido.

Uma testemunha que mora num prédio fronteiro ao supermercado, presenciou todo o assalto e sob anonimato, com medo de represálias, “fez o filme” ao lidador Notícias (LN). “Com uma marreta partiram o vidro e um deles entrou. Na loja estavam três empregadas que fugiram com medo. Foi um trabalho de profissionais. Um deles gritou, “trás a outra caixa e anda”. Foi tudo muito rápido”, justificou.

Com a explosão, o alarme do supermercado foi ativado junto da empresa seguradora, que alertou a PSP de Beja e agentes da Esquadra de Intervenção e do Piquete, compareceram no local, mas já não encontraram os assaltantes.

Inspetores da Diretoria de Faro da PJ estiveram no local a recolher indícios e a ouvir testemunhas. O Comando Territorial de Beja da GNR montou nas estradas do distrito uma operação de “caça ao homem” e de busca à viatura do assalto, que as autoridades acreditam ter sido roubada.

Cerca das 11,30 horas de ontem, funcionários da empresa Esegur chegaram ao supermercado para carregar a outra caixa, quando foram surpreendidos pelo assalto.

Este foi o primeiro assalto com o recurso a gás numa caixa multibanco na cidade de Beja.

Face ao “modus operandi” e aos últimos assaltos pelo método de rebentamento com recurso à introdução de gás, ocorridos em Alcochete, nomeadamente, no passado dia 30 de dezembro, em que “uma caixa ATM no Crédito Agrícola, em que os assaltantes, utilizando um carro preto, conseguiram fugir com as gavetas do dinheiro”, as autoridades que se possam tratar de um gangue oriundo da chamada Grande Lisboa.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg