O grupo de cidadãos “Amigos dos B.V.Beja”, que esteve na origem de uma campanha de angariação de fundos para a reparação do referido veículo, emitiu um comunicado onde agradece a colaboração da comunidade.
Depois de mais de um ano de inoperacionalidade, vai ser amanhã entregue aos Bombeiros Voluntários de Beja, o Veículo Escada 30 (VE30) que foi sujeito uma reparação e atualização de sistemas, cujo custo ascendeu a 60 mil euros.
No documento emitido o grupo como por “realçar o espirito de colaboração demonstrado por muitos cidadãos e empresas de Norte a Sul de Portugal que colaboraram na campanha de angariação de fundos”, mostrando-se satisfeito com “o regresso à operacionalidade de uma viatura única no distrito”, justificam.
O grupo recorda que a reparação do VE30, foi suportado por “15.000 euros da campanha lançada pelos “Amigos dos B.V.Beja”, a que se juntaram 30.000 euros disponibilizados pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e 10.000 euros da Câmara Municipal de Beja (CMB), não incluindo o IVA entretanto já recebido pelos bombeiros”, remata.
No comunicado enviado ao Lidador Notícias, os “Amigos dos B.V.Beja” voltam a tornar pública a informação que “a verba final depositada na conta “Bombeiros Voluntários de Beja- Autoescada” (BVB-Autoescada) foi de 44.000 euros, 15.000 dos quais foram aplicados na reparação do VE30”, lembrando que os restantes 29.000 euros saíram da conta criada “para o pagamento da aquisição e adaptação de um veículo ligeiro 4×4 destinado ao Comando dos bombeiros, substituindo um jeep que está ao serviço da corporação desde 1999”, conclui o documento.
Por seu turno a Direção dos Bombeiros Voluntários de Beja revelou que a cerimónia de entrega da viatura se realiza amanhã, 31 de março, às 16,30 horas, no quartel da corporação, altura em que para proceder “à receção da mesma será feito o descerramento de uma placa alusiva na Autoescada”.
Teixeira Correia
(jornalista)