BEJA: Igreja do Pé da Cruz, um tesouro barroco, visitado pelo Presidente da República


 

igreja_pe_cruz

No século XIII fundou-se em Beja uma célebre confraria de cavaleiros, a mais antiga de Beja, que unia as atividades religiosas às de assistência mútua. A tradição afirma que a esta confraria sucedeu, no século XV, a Irmandade de Nossa Senhora ao Pé da Cruz, cuja primitiva ermida, já existente em 1499, ocupa o sítio da atual igreja, no limite entre dois bairros populares extra-muros, as Alcaçarias e os Pelames.

A Irmandade de Nossa Senhora ao Pé da Cruz conservou a sua importância religiosa e social durante o século XIX. O seu desaparecimento levou ao progressivo abandono da igreja. As obras realizadas pela Direção – Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, na década de 1960, não tiveram continuidade.

Praticamente fechada ao público há anos, sem ter quem pudesse vigiá-la, conservá-la e dá-la a conhecer, apesar da classificação como Imóvel de Interesse Público, a igreja transitou rapidamente do esquecimento para a ruína. Aos problemas de segurança veio juntar-se o colapso do tecto pintado da Sala do Consistório, que não resistiu às últimas chuvadas e começou a cair, obrigando a uma intervenção de emergência. Tinha-se já perdido, entretanto, parte deste conjunto pictórico.

A Associação Portas do Território, formada pela Câmara Municipal e pela Diocese de Beja, conseguiu aprovar, no âmbito do programa de regeneração urbana da cidade, candidatado ao QREN, um projeto global de restauro e valorização do imóvel.

Englobadas nas 4ªs Jornadas do Roteiro para a Juventude, o Presidente da República, Cavaco Silva visitou no dia 12 de Março de 2010, a obra de recuperação da Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz.


Share This Post On
468x60.jpg