Beja: IX edição da Beja Romana de sexta-feira a domingo, de 17 e 19 de maio.


A iniciativa da Câmara Municipal de Beja que tem como parceiros estratégicos e co-organizadores o Agrupamento de Escolas nº2 de Beja e o Agrupamento de Escolas nº1 de Beja, desenvolve-se sob o tema “ Pax Romana: Guerra, Paz e Domínio do Território.

Esta edição com o tema “O território e as villae romanas”, a comunidade organiza-se para a grande festa que concilia um programa animado e divertido com uma programação pedagógica e científica. Música, cortejos, rábulas e performances, malabares, danças, acepipes, oficinas de cozinha, exposições, conferências, visitas guiadas a museus e sítios arqueológicos, são alguns exemplos de atividades que podem ser fruídas durante os 3 dias do festival.  

Sexta-feira

10h30: Pompa Lusitaniam: Cortejo de receção do Cônsul Romano pelos Patrícios e Plebeus da Hispânia Tarraconensis, pelas ruas do Fórum:  Escola Secundária D.Manuel I – Av. Fialho de almeida – Portas de Mértola – Rua Cap. João Francisco de Sousa – Jardim do Bacalhau – Rua dr. Brito Camacho – Largo de S. João – Largo do Museu – Rua dos Infantes – Praça da República.
12h00: Ostium Decretum – Cerimónia de Boas-Vindas ao Patrício Romano e leitura decreto de abertura do MacellumPraça da República. 

Programa completo: https://cm-beja.pt/pt/menu/1059/programa.aspx?eg_sub=dd9e3be83d&eg_cam=12bc7a666076b19eec7167a8de1ca3b1&eg_list=3

A grandeza e imponência de  Pax Julia revive-se durante 3 dias no centro histórico da cidade. Mas é na Praça da República, local onde se situava o forum e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação.

Os mercados faziam parte da vida quotidiana das cidades na época, por isso, esta é uma atividade que continua a marcar presença na Beja Romana.


Share This Post On
468x60.jpg