O surto de covid-19 no Hospital José Joaquim Fernandes continua a aumentar em números. São 23 no total, os sete infetados de hoje são todos médicos.
O número de profissionais de saúde infetados no surto de covid-19 no bloco operatório do hospital de Beja subiu para 23, confirmou fonte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
Há mais sete médicos testaram positivo à covid-19. A mesma fonte explicou que os 23 infetados são 10 enfermeiros, quatro assistentes operacionais, oito médicos e um técnico. Todos eles estão em isolamento no domicílio, com sintomas ligeiros.
De referir ainda que, até segunda-feira, será feito um rastreio aos profissionais do hospital, com a realização de 300 testes.
Na sexta-feira, a ULSBA revelou que, devido ao surto, já foram adiadas 20 cirurgias programadas, que “serão reagendadas logo que possível”, salientando que “se mantém em funcionamento” a atividade cirúrgica de urgência no bloco operatório.
A situação “está a ser monitorizada” pela Unidade de Saúde Pública, pelo Serviço de Saúde Ocupacional e pelo Grupo de Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos e ao abrigo do plano de contingência no âmbito da pandemia de covid-19 da ULSBA.
Teixeir Correia
(jornalista)