Beja: Milhares de crianças participaram na formação de tapete de azulejos


Cerca de 2000 alunos de todas as escolas de Beja, participaram na manhã de ontem (quarta-feira), na formação do maior tapete de desenhos de azulejaria dos últimos séculos, iniciativa batizada como a Festa do Azulejo, integrada no projecto Arte Azulejar de Beja, que vai decorrer até ao próximo sábado.

BEJA- AzulejosB_800x800Crianças e jovens coloriram os tons de cinzento do mármore de Trigaches que reveste o centro da Praça da República, com o objecivo de mostrar ao país que “a cidade possui 550 anos de azulejaria”, considerado por todos os historiadores de arte “a prima dona da arte portuguesa”, sustentou Florival Baioa, presidente da Associação de Defesa do Património de Beja (adpBEJA), entidade organizadora do evento.

A Arte Azulejar de Beja, engloba visitas guiadas, peddy papers, danças, crianças com roupa de desenho azulejares, puzzles gigantes, arruadas, concursos de fotografia e exposições.

A iniciativa está associada ao projecto SOS AZULEJO do Museu da Polícia Judiciária e visa “sensibilizar os jovens” para a preservação da arte azulejar portuguesa e “prevenir os roubos de azulejos”, concluiu Florival Baioa.

BEJA- azulejosA_800x800O projecto ARTE AZULEJAR DE BEJA conta com quatro exposições, um vídeo promocional, lançamento do livro com o mesmo nome, a apresentação de duas rotas turísticas e um desfile de moda com design inspirado na azulejaria de Beja. Para levar a cabo esta iniciativa, a adpBEJA, conta com o apoio do Turismo do Alentejo e da Câmara Municipal de Beja e o financiamento do INALENTEJO.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg