Beja: Milhares de pessoas fazem filas para visitar a Ovibeja.


Milhares de pessoas fazem filas para adquirir bilhete e visitar a 33ª edição da Ovibeja, que está a decorrer até amanhã no Parque de Feiras e exposições de Beja. Utilizando uma frase que ficou celebre: “até a barraca abana”.

Ovibeja- Filas_800x800As filas vão desde as bilheteiras, cobrem os cerca de 300 metros do parque de estacionamento e entra na Avenida Salgueira Maia, onde habitualmente terminam as etapas da Volta a Portugal em Bicicleta. Às 13,00 horas a fila já tinha mais de 500 metros e cerca de 2.000 as pessoas que aguardam a sua vez de entrar no certame.

 Apesar dos 7 euros de custo individual da entrada, que sofre uma redução se for adquirido um bilhete familiar para quatro pessoas, homens, mulheres e crianças aguardam pacientemente, apesar dos 24 graus que se fazem sentir em Beja, a sua entrada na feira.

O domingo, é por tradição um dos dias de maior enchente na Ovibeja, mas o espetáculo com David Carreira, o filho mais novo de Tony Carreira, e a visita mediática de ontem do Presidente da República, trouxeram milhares de visitantes ao certame.

A presença de viatura é de tal ordem, que já a organização já esgotou a capacidade do parque de estacionamento pago (3 euros) e as muitas ruas circundantes estão totalmente pejadas de carros. Muitos optam por deixar os carros longe da feira e chegarem de táxi.

Este enorme volume de visitantes levou a que os nove restaurantes existentes na zona da restauração e as quase 20 tascas de petiscos e grelhados no Pavilhão Institucional estão totalmente abarrotados, uma mais-valia para os empresários que investiram muito no certame.

A Ovibeja apresenta como novidade o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, onde passa “toda a cultura alentejana deste Mundo”. No espaço poderão ser observadas, entre outras, exposições sobre “cante alentejano e chocalhos”, classificados como Património da Humanidade, pela UNESCO, artesãos a trabalhar ao vivo e ouvir grupos corais.

Logo que as portas abriram muitas jovens, vindas de vários pontos do País, “montaram arraias”, junto ao palco da Arena Multiusos onde a partir das 22,30 horas atua David Carreira.

A Ovibeja termina amanhã, tendo-se constituído como uma grande homenagem ao seu criador, Manuel Castro e Brito, recentemente falecido.

Ontem, o Presidente da República condecorou o antigo presidente da ACOS-Agricultores do Sul, a título póstumo com a comenda de “Grande Oficial da Ordem de Mérito”.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg