Beja: Ministro da Defesa Nacional na BA11 para assistir ao exercício “Real Thaw 16”.


O Ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, assistirá hoje, 1 de março, à demonstração de capacidades militares no Distinguished Visitors Day (DVD) do exercício de grandes dimensões Real Thaw 2016.

Real 2016 Thaw_800x800Estarão também presentes o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, os Chefes do Estado-Maior da Força Aérea, do Exército e da Armada, autoridades locais, membros da Comissão de Defesa Nacional, bem como representantes nacionais e estrangeiros das forças militares presentes.

O Real Thaw, exercício anual da Força Aérea privilegia a operação conjunta e a interoperabilidade entre os vários ramos e combinada com outros países, sendo por isso realizado em conjunto com o Exército e a Marinha portuguesas e também com as forças da Bélgica, Dinamarca, Espanha, dos Estados Unidos da América e da Holanda e ainda meios aéreos da NATO. No total, junta este ano 42 meios aéreos e 3500 militares.

A Força Aérea tem destacado para o exercício 23 meios aéreos, nomeadamente: helicópteros ALIII, EH101; aeronaves P3C, C295, C130, caças F16M e Alpha-Jet. Da parte do Exército, estão presentes a Brigada de Reação Rápida e a Brigada Mecanizada.

A Marinha tem empenhado o Destacamento de Ações Especiais e os seus meios navais. Enquanto os países aliados participam com caças F-15, aeronaves C-130, MV22, C-212, DA-20.

Este exercício anual é fulcral para exercitar o planeamento e coordenação em voo e em superfície de diferentes meios e nações, proporcionando um maior conhecimento e eficácia. O Real Thaw contribui, assim, para que as forças estejam prontas e preparadas para os teatros de operações atuais e desafios futuros.

 


Share This Post On
468x60.jpg