Dívidas da Cimeira de Exportadores da CPLP em tribunal. Ministério Público pede condenação da União de Exportadores por dívida do evento realizado em 2018.
O Procurador do Ministério Público (MP) do Juízo Local Cível do Tribunal da Comarca de Beja pediu hoje a condenação da União de Exportadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (UE-CPLP) ao pagamento de uma dívida de 15.642,82 euros a uma empresa do concelho de Beja.
Na sessão do julgamento não esteve presente qualquer representante da UE-CPLP, tendo sido ouvido Jorge Caetano, representante da Enthusiastic Planet, Produções Unipessoal, Lda, a empresa lesada, cujo defensor considerou ter sido demonstrada a falta do pagamento à sua cliente.
Em causa está a falta de pagamento da prestação de um serviço de montagem de stands e promoção do evento, relativo à Cimeira de Negócios da União de Exportadores da UE-CPLP realizada em Beja nos dias 15 e 16 de junho de 2018.
Na altura da realização da convenção Mário Costa, o então presidente da instituição e atual presidente da Assembleia-Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, apresentou-a como “um evento de referência mundial”, onde entre outros marcaram presença Aristides Gomes, 1º ministro da Guiné-Bissau, Salimo Abdula e Mário Simões, respetivamente, presidente e vice-presidente da Confederação Empresarial da CPLP.
Após ouvir as alegações finais do advogado da queixosa e do Procurador do MP, a juíza titular do processo informou que dentro de dez dias, as partes seriam notificadas da decisão do tribunal.
Teixeira Correia
(jornalista)