Beja: Mulher gravemente ferida em despiste de automóvel.
Uma mulher, 36 anos, ficou em estado muito grave, tendo sido transportada de emergência para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, depois do despiste, perto de Baleizão, concelho de Beja, da viatura que conduzia.
O acidente ocorreu ontem, ao quilómetro 10,4, na EN 260, junto o Monte da Fonte dos Frades, quando Vanda Pratas seguia de Baleizão para Beja e perdeu o controlo da viatura, que capotou e a deixou encarcerada.
Por motivos ainda não explicados, já que a situação climatérica no local era boa, o carro saiu da estrada, foi à berma do lado direito e quando Vanda procurou recolocar o automóvel na estrada, este capotou, deu várias voltas e ficou virado na berma contrária
A condutora foi retirada da viatura e transportada para o Hospital de Beja, mas dado o estado grave que apresentava, foi transportada, cerca das 13,30 horas, num helicóptero do INEM, para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Segundo foi possÃvel apurar, a vÃtima apresentava um grave traumatismo crânio encefálico, e dado o seu débil estado, a aeronave teve que fazer um voo a baixa altitude entre o Aeródromo Civil de Beja e a unidade hospitalar em Lisboa.
Na EN260, que faz a ligação a Espanha, o trânsito automóvel esteve interrompido nos dois durante uma hora.
No socorro à vÃtima estiveram 12 operacionais dos Bombeiros de Beja, viatura médica de emergência e reanimação (VMER) do Hospital de Beja e GNR, apoiados por 5 viaturas.
Teixeira Correia
(jornalista)