Sábado, Novembro 15, 2025

InícioNossa TerraBEJA Nove anos de prisão para tentativa de homicídio. Caso ocorreu...

BEJA Nove anos de prisão para tentativa de homicídio. Caso ocorreu no Bairro das Saibreiras.

Luís Rita, o indivíduo que no 29 de outubro de 2015, no Bairro das Saibreiras, em Beja, tentou matar uma vizinha, Paula Calceteiro, com dois tiros de caçadeira, foi ontem condenado a 9 anos de prisão efetiva.

beja-luis-rita_800x800Luís “Água-Doce”, como também é conhecido, de 66 anos, fez dois disparos contra a vizinha, acreditando que a mulher tinha um relacionamento extraconjugal com a mulher que tentou matar.

O arguido chegou ao tribunal acusado dos crimes de homicídio qualificado de forma tentada e detenção de arma proibida, viu o Coletivo para homicídio simples, o que lhe valeu uma condenada de 8 anos e mais 2 anos pela posse da arma, tendo sido condenado em cúmulo jurídico a 9 anos de cadeia.

Por terra caiu a tese da advogada do arguido que defendeu que este era “inimputável”, pedindo ao que Luís “fosse internado sob vigilância médica”. O Coletivo de Juízes presidido por Vítor Maneta, sustentou que os exames e o comportamento do arguido, “mostraram que este tem consciência de tudo o que fez”, concluiu.

O magistrado considerou que a condenação “é adequada”, tendo em conta que há da parte do arguido “o forte risco de reincidência de praticar o crime contra a vítima”, rematou.

Luís Rita, foi ainda condenada a pagar uma indemnização a 27.500 euros por danos não patrimoniais causados a Paula Calceteiro mais o pagamento de uma verba superior a 9.000 euros, como forma de “ressarcir os custos” suportados pelo Hospital de Beja, nos tratamentos e internamento da vítima.

Luís Rita pode ainda enfrentar novo processo-crime, este por violência doméstica, face às declarações proferidas em julgamento pela filha mais velha, que levaram o Coletivo de Juízes a extrair e enviar uma certidão ao MP, para que se investigue a existência daquele tipo de ilícito criminal.

Teixeira Correia

(jornalista)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes