Beja: Novos equipamentos para o serviço de Gastroenterologia da ULSBA.
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo revelou que está concluído o Projeto de Substituição de Equipamentos do Serviço de Gastroenterologia.
Apoiado pelo Alentejo 2020 e FEDER, foram substituídos os equipamentos existentes na Unidade de Endoscopia do Serviço de Gastroenterologia, num investimento total de 90.000 euros. Com a implementação do projeto a ULSBA considera que dotou a Unidade de Endoscopia de tecnologia que permite cumprir a sua missão na ULSBA.
Com este projeto substituíram-se os equipamentos existentes na Unidade de Endoscopia do Serviço de
Gastroenterologia, designadamente: 1 Endoscópio para substituição dos existentes que já ultrapassaram a sua vida útil e 2 Máquinas de Processamento e Lavagem de endoscópios.
O CA da ULSBA refere que o custo total para o investimento é de 90.000,00€, sendo 85% desse valor comparticipado pelo FEDER e os restantes 15% em contrapartida nacional.
Este projeto tem como objetivos, segundo a Unidade Local de Saúde: Promover o acesso e a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos utentes da área de abrangência da ULSBA; Melhorar a eficácia e a eficiência do Serviço de Gastroenterologia e consequentemente da ULSBA; Melhorar e modernizar o parque existente de equipamentos da Unidade de Endoscopia; Melhorar a capacidade de resposta da Unidade de Endoscopia, em termos de rapidez, efetividade e segurança nos exames realizados; Dar resposta em tempo útil e adequado à demanda (pedidos de exames), aumentando assim as possibilidades de tratamento menos invasivo e mais eficaz; Aumentar o número de exames realizados internamente e, consequentemente, diminuir o número de exames realizados no exterior e Diminuir os custos anuais de manutenção com os equipamentos.
Com a implementação do projeto dotou-se a Unidade de Endoscopia de tecnologia que permite cumprir
a sua missão na ULSBA.