Beja: Obras para instalar o Tribunal de Menores já estão a decorrer.
As obras para instalar o Tribunal de Menores, em Beja, já tiveram inÃcio no terreno adjacente ao Parque de Campismo.
No terreno anexo ao Parque de Campismo de Beja, junto à zona de estacionamento, já tiveram inÃcio as obras destinadas a receber os módulos pré-fabricados para a instalação provisória do Tribunal de FamÃlia em Beja, que recorde-se, com a Reforma Judicial que entrou em vigor em 1 de setembro de 2014, foi deslocado para o Tribunal de Ferreira do Alentejo.
O Lidador NotÃcias (LN) confirmou junto da secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Ribeiro, que “as obras em curso no local se destinam a receber o Tribunal de Menores”, devendo estar concluÃda até ao final do corrente ano, para poder entrar em funcionamento no dia 4 de janeiro, englobado nas alterações do Mapa Judiciário, aprovado pelo atual Governo.
As instalações definitivas do Tribunal de Menores, fazem parte do novo Palácio da Justiça, que deverá começar a ser construÃdo durante o próximo ano, por forma a ficar concluÃdo até 2020. A elaboração dos respectivos projectos de arquitetura e especialidade que estão a cargo do municÃpio e deverão estar concluÃdos até ao final do corrente ano.
Recorde-se que a ministra da Justiça esteve em Beja no passado dia 1 de junho, onde assinou com o presidente da Câmara Municipal, o protocolo de cedência de um terreno, em direito de superfÃcie, onde será construÃdo o novo edifÃcio.
O plano do Ministério da Justiça passa por retirar do actual Palácio da Justiça a instância local cÃvel (não a central) e instalar também no novo edifÃcio a instância de FamÃlia e Menores, o Tribunal de Trabalho e ainda o Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Beja,
No actual Palácio continuarão a instância local criminal e a instância central (cÃvel e criminal), onde os julgamentos colectivos continuarão a decorrer numa sala que tem a indispensável solenidade e todas as condições para isso, tal como algum eventual julgamento singular mas com repercussão pública.
O actual Palácio da Justiça, tem celas de detenção, e está também o Ministério Público (MP), pelo que a área criminal não tem assim razões para mudanças.
Teixeira Correia
(jornalista)