Beja: Pesca ilegal em barragem para fornecer superfície comercial. Apreendidos 156 quilos de pescado.


Peixe apreendido na Barragem de São Pedro (Baleizão/ Beja) destinava-se a ser transaccionado com grane superfície comercial, para venda ao público. Os 156 quilos de pescado apreendidos, foram entregue ao Centro Social Nossa Senhora da Graça, em Baleizão.

gnr-beja-apreensao_800x800Um individuo, pescador profissional, natural de Reguengos de Monsaraz, que trabalha para uma empresa desta localidade e que fornece peixe de água doce para uma grande superfície comercial, foi apanhado pela GNR a pescar, de forma ilegal, numa barragem propriedade da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), localizada em Baleizão, concelho de Beja.

O homem de 30 anos exercia a atividade, a bordo de uma embarcação, na barragem de S.Pedro, perto da aldeia alentejana, quando foi surpreendido pela Guarda em plena faina, tendo os militares do Núcleo de Proteção Ambiental de Beja da GNR, apreenderam 156 quilos de Lúcio Perca.

Além do pescado, foram apreendidos um barco de pesca e um atrelado de transporte, um motor de 15 cavalos, sete redes de pesca com cerca de 40 metros cada e oito caixas de transporte de peixe. A viatura, uma carrinha de caixa aberta que transportou o reboque e o barco, não foi apreendida, segundo o entendimento da GNR, “não estava diretamente ligada ao ato e estava em nome de uma terceira pessoa”, apurou o JN.

Porque pescava de forma ilegal, o indivíduo foi identificado, apreendida a carta de pescador e vai ser alvo de uma contraordenação.

Por se encontrar próprio para consumo o pescado foi entregue ao Centro Social Nossa Senhora da Graça, em Baleizão, tendo os restantes artigos apreendidos entregues no Instituto da Conservação da Natureza e Florestas de Beja.

São Pedro é uma barragem ou reservatório, propriedade da EDIA, que recebe água, que arrasta consigo os peixes, da barragem do Pedrogão (Vidigueira), um dos principais subsistemas de Alqueva e abastece as populações de Brinches e Quintos, no concelho de Beja, na Margem Direita do rio Guadiana.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg