Beja: Prazo de entrega de proposta para Praia dos Cinco Réis termina dia 27.
O prazo para entrega de propostas para a “Valorização Turística da Albufeira dos Cinco Reis”, termina na próxima terça-feira, 27 de agosto.
De acordo a informação disponibilizada ontem no decurso da reunião do Executivo da Câmara de Beja, por parte do presidente da edilidade, Paulo Arsénio, “o prazo para a entrega de proposta para o concurso público da Praia/Parque Fluvial dos Cinco Réis, termina no dia 27 e a aberta das propostas será no dia seguinte, dia 28”.
A autarca acrescentou que o valor do concurso foi de 700.000 euros, tendo a autarquia garantido “300.000 euros do Turismo de Portugal e 50.000 da EDIA, sendo os restantes 350.000 euros da responsabilidade da edilidade”, concluiu.
A “Valorização Turística da Albufeira dos Cinco Réis”, envolve a construção de uma praia fluvial, apoio de praia, caminhos e trilhos interpretativos, parque de merendas, circuito de manutenção, ponto de observação de aves e embarcadouro, de acordo com a publicação do concurso no Diário da República de 19 de julho de 2019.
Recorde-se que o contrato para a construção da Praia/Parque foi assinado em 21 de maio de 2019 (na foto), envolvendo a Câmara Municipal de Beja, Secretaria de Estado do Turismo e pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA), ao abrigo do Programa Valorizar, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.
O Parque Fluvial Cinco Réis vai nascer na albufeira homónima, localizada a quatro quilómetros da cidade de Beja, sendo financiado a 90% pelo Turismo de Portugal, num montante de 318 mil euros, enquanto a restante verba será assegurada pela autarquia de Beja e pela EDIA.
O parque, que ficará localizado a cerca de um quilómetro da Villa Romana de Pisões, um importante atrativo turístico local, e vai ter um perímetro de seis quilómetros, num total de 47 hectares, contando com uma praia fluvial com 1,4 milhões de metros cúbicos de água.
Teixeira Correia
(jornalista)