Beja Romana: Evento começa hoje e decorre até domingo.


Até domingo, Beja revive a grandeza e imponência de Pax Julia no centro histórico da cidade com um programa repleto de música, animação, cortejos, mercado, acepipes, museu ao vivo, visitas pedagógicas e outras experiências.

Na manhã de hoje, a partir das 10,30 horas realiza-se a Pompa Lusitaniam: Cortejo de Receção ao Consul Romano, pelos Patrícios e Plebeus da Hispânia Tarraconensis, pelas ruas do Fórum, com saída da Escola Secundária D. Manuel I – Av. Fialho de Almeida – Terreiro dos Valentes – Portas de Mértola – Rua Cap. João Francisco de Sousa – Rua Dr. Brito Camacho – Largo da Conceição – Rua dos Infantes – Praça da República.

Depois as 12,00 horas ocorre a Cerimónia e leitura do Édito de boas vindas ao Patrício Romano e inauguração do mercado, com Danças romanas, no final do cortejo, pelas Turmas C e D do JI do Centro escolar S. João Batista.

Programa completo da Beja Romana: https://cm-beja.pt/pt/menu/1059/programa.aspx.

A grandeza e imponência de Pax Julia revive-se, durante 3 dias, no Centro Histórico da cidade. Mas, é na Praça da República, local onde se situava o forum romano e onde estão identificados dois templos
romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação.

Os mercados faziam parte da vida quotidiana das cidades na época, por isso, poderá encontrar neste mercado romano, mercadores a vender produtos baseados ou inspirados naqueles que existiam na época e
experimentar alguns pratos recriados, com base nos alimentos disponíveis naquele período.

Outro dos momentos altos do programa são os cortejos que percorrem o Centro Histórico numa verdadeira manifestação do esplendor da época romana. Este é um momento aberto à participação de todos os que se pretendam juntar a esta festa.

Pela importância dos conteúdos que promove, pela dinâmica que desenvolve no âmbito educativo e pela experiência de excelência que proporciona aos seus participantes o Festival Beja Romana é um evento de e para a comunidade escolar que se abre à população e a quem nos visita.


Share This Post On
468x60.jpg