Beja: Secretária Estado da Administração Interna presente no 8º aniversário do Comando de Beja da GNR.


A Secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, preside à cerimónia “intramuros” do 8º aniversário do Comando Territorial de Beja. Em dia de festa, a ASPIG aponta críticas sobre “a escassez de efetivos” do Destacamento de Intervenção. O Comando não se revê na posição assumida pela associação.

Isabel Oneto, secretária de Estado da Administração Interna, preside à cerimónia do 8º aniversário do Comando Territorial de Beja (CTBeja), que decorre “intramuros” no Quartel sede do CTBeja. A solenidade tem início às 10,00 horas e é vedada ao público.

Apesar de ser um momento considerado de festa no seio da unidade, em comunicado a Associação Sócio – Profissional Independente da Guarda (ASPIG), aponta críticas sobre “a escassez de efetivos” do Destacamento de Intervenção (DI) do CTBeja, considerando que “a área geográfica de ação do Comando corresponde à área do distrito de Beja (10.225km²-o maior distrito de Portugal) e que a população residente, no mesmo, ultrapassa os 152 000 habitantes”.

A Associação acrescenta no documento que à missão específica “o atual efetivo do DI – 15 militares – é manifestamente insuficiente ao permitir apenas três equipas de 5 elementos cada, com o agravante de estas estarem condicionadas”, defendendo a ASPIG que “o efetivo do DI do Comando Territorial de Beja da GNR, devia ser constituído pelo menos por 50 militares, distribuídos por 5 equipas de 10 militares cada”.

Contactado o Comando Territorial de Beja da GNR, o Major Carlos Bengala, Relações Públicas, referiu que “o Comando regista as preocupações da ASPIG, reconhece algumas necessidades, mas também algumas imprecisões na missiva da associação”, justificando que “não tece comentários oficiais, tendo em conta que o assunto está a ser tratado pelo Comando Geral”, concluiu.

Recorde-se que no âmbito da reestruturação da GNR, neste dia 1 de agosto, celebra-se o 8º aniversário da criação do Comando Territorial de Beja e a transferência para a cidade e o distrito da 2.ª Companhia Rural do Batalhão n.º 3.

O 105.º aniversário da transferência definitiva da então 2.ª Companhia Rural do Batalhão n.º 3 da Guarda Nacional Republicana para a cidade e todo o distrito de Beja e, simultaneamente, decorrente da última reestruturação da Guarda, o 8.º aniversário da criação do Comando Territorial de Beja.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg