Beja: Secretário de Estado da Administração Local inaugura 3º Festival do Petisco.
A sessão de inauguração do 3.º Festival do Petisco, que se realizará nas instalações do NERBE/AEBAL, na próxima quinta-feira , pelas 18 horas, será presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro.
O Festival realiza-se entre 4 e 7 de junho (quinta-feira e domingo), nas instalações do Núcleo Empresarial da Região de Beja (Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (NERBE/ AEBAL) e a inauguração acontece na quinta feira, às 18.00 horas, presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro.
A organização sustenta que se trata de “um evento caseiro, apoiado pela instituições locais que se quer afirmar no panorama nacional”, justificou na apresentação, Filipe Pombeiro, presidente da instituição. Uma das grandes apostas é o cante alentejano e no dia de abertura actua o Grupo Coral “Estrelas do Sul”- Portel” (uma das modas do grupo “Pregão do Almocreve”: https://www.youtube.com/watch?
O líder do NERBE lembrou que aquando da primeira edição do festival o NERBE “havia 12 anos que não programava qualquer iniciativa”, acrescentando que no festival a “estrela é o petisco”, justificando que o mesmo tem que ter “qualidade”, acredita Filipe Pombeiro que nos próximos anos, o festival será uma iniciativa de “âmbito nacional”, rematou.
Conheça aqui o programa do 3º Festival do Petisco: http://festivaldopetisco.com/programa/
Em comunicado e falando sobre o evento o NERBE/AEBAL sustenta que o Festival “pretende ser uma montra gastronómica da nossa região em que, para além das nossas tasquinhas que representarão o distrito, encontrarão também um pavilhão dos sabores onde estarão expostos os nossos produtos e um pavilhão institucional onde se encontrão as entidades mais representativas da região e da fileira agroalimentar”.
A Associação Empresarial defende que “é nossa intenção, mostrar a nossa gastronomia, os nossos sabores que são como se sabe, impares a nível nacional. Por esta via, estamos a trazer pessoas à nossa região, a promover a hotelaria e dar a conhecer também os nossos outros sectores de atividade”.
Teixeira Correia
(Jornalista)