Beja: Suspeita de fraude alimentar leva ASAE a apreender azeite “biológico”.


ASAE “visitou” empresa produtora e embaladora de azeite e por suspeita de fraude alimentar apreendeu 4.265 litros de azeite “biológico”.

Numa operação levada a cabo no concelho de Beja, junto de uma empresa produtora e embaladora de azeite, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), apreendeu 4.265 litros de azeite tido como “biológico”.

Em comunicado a ASAE revela que de acordo com os valores fornecidos pelo operador, o valor do azeite apreendido ascende a 28.100 euros, tendo ainda sido instaurado um processo de contraordenação.

A ação realizou-se na sequência de notificação inserida no Sistema de Assistência e Cooperação Administrativa para a Fraude Alimentar-AAC System, tendo sido detetada pelos inspetores da ASAE, a falta de rastreabilidade do azeite comercializado como sendo “Biológico”, sem estarem reunidas condições para ser considerado como tal.

A Autoridade procedeu à colheita de amostras do produto para análise a fim de confirmar a genuinidade do produto, bem como proceder à deteção de eventual presença de pesticidas.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg