Beja: Suspeito do tráfico de estupefacientes em preventiva. É reincidente e tem fuga de hospital.
Com cadastro criminal e cumprimento de pena efetiva por tráfico de droga, e pelo meio uma fuga aos guardas prisionais numa consulta no Hospital de Beja, o “Rato”, como é conhecido nos meios policiais, fica em prisão preventiva.
Depois de ouvido durante sete horas no Tribunal de Beja, o indivíduo suspeito de tráfico de estupefacientes que foi detido na manhã de quinta-feira, recolheu aos “aposentos” onde já esteve enclausurado no Estabelecimento Prisional Regional (EPR) de Beja.
Na altura de detenção, junto ao Centro de Apoio a Toxicodependentes (CAT), o “Rato”, 39 anos, e a mulher, 31 anos e grávida de gémeos, “abasteciam os clientes” que saiam daquela instituição.
Na altura de detenção, junto ao furgão, que “estava” ligado à venda ambulante de frutas, foi apreendida droga e uma pistola calibre 6,35 mm, não legalizada.
Após a detenção e já munidos de um mandado de busca, os agentes da Esquadra de Investigação Criminal (EIC), apoiados pela Esquadre de Intervenção da PSP de Beja, levaram os detidos à habitação, no Bairro da Esperança, um dos aglomerados populacionais mais problemáticos em termos do tráfico de estupefacientes, para uma revista mais minuciosa, e apreensão de matérias ilícitos e bens assim conseguidos (ver caixa), para cimentar as acusações do crime que eram suspeitos.
Após a detenção, e em virtude de atravessar uma gravidez de risco, por estar grávida de gémeos, a mulher foi libertada à ordem do processo, mediante terno de identidade e residência (TIR).
Há muito referenciado pela PSP, e face aos seu “historial” onde se incluem uma fuga do Hospital de Beja quando foi levado a uma consulta quando cumpria pena por tráfico de estupefacientes, o indivíduo ficou detido e levado ontem (sexta-feira) sob fortes medidas de segurança a tribunal, de onde saiu para o EPR, estabelecimento que bem conhece e onde é muito conhecido.
Material apreendido
228 doses de heroína, 15 doses de haxixe, 1 pistola 6.35mm, 6 munições 6.35mm, 1 munição 9mm, 1 bastão extensível, 1 viatura ligeira de mercadorias, 1 telemóvel, 4 relógios, 1 computador portátil, 1 tablet, 2 televisores LCD, 1 sistema Home Cinema, várias peças em ouro e 110 euros.
Teixeira Correia
(jornalista)