Beja: Tenente-coronel António Prata tomou posse como 2º comandante do RI1.


António Carlos Pinto Prata, Tenente-Coronel de Infantaria, tomou posse como 2º comandante do Regimento de Infantaria (RI) Nº1, sediado em Beja.

Tomou posse como 2º comandante do RI1, no passado dia 12 de maio, o Tenente-coronel António Prata. Oficial com diversas condecorações nacionais, de onde se destaca a de Cavaleiro da Ordem Militar de Avis.

O ato de posse do novo 2º comandante, que substituiu o Tenente-coronel Barroso, decorreu na Biblioteca da unidade e foi presidido pelo comandante do RI1, Coronel Paulo Curro, que impôs o Escudo de Armas ao seu novo imediato (na foto).

António Prata prestou serviço como oficial subalterno na Escola Prática de Infantaria (EPI), em Mafra, onde desempenhou funções de comandante de pelotão da Companhia de Formação, da 1ª Companhia de Atiradores e formador do Curso de Formação de Sargentos e do Tirocínio para oficiais.

Como Capitão prestou serviço no Centro de Tropas de Operações Especiais(CTOE), em Lamego, conhecido como “Rangers”, onde foi comandante da Companhia de Formação e de um Destacamento de Operações Especiais.

Em 2001 esteve numa missão da KFOR, no Kosovo, como comandante de um Destacamento de Operações Especiais.

Depois de promovido ao posto de Major, desempenhou funções de Estado-Maior no Comando das Forças Terrestres. em 2008 regressou ao CTOE, onde desempenha as funções de Diretor de Formação, destacando-se pela remodelação dos programas dos programas de curso e atualização da doutrina. Foi responsável pela formação de tiro e técnicas de intervenção à PJ e SEF.

Colocado no Quartel-General (QG) de Operações Especiais no Estado-Maior das Formas Armadas, em finais de 2010, desempenha as funções de Oficial de Operações. Quatro anos depois passa a desempenhar as funções de Chefe e Estado-Maior da célula e componente de Operações Especiais.

Chefiou a Contingency Planning Assistance Tean, equipa ativada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, para recolha de informação e elaboração de planos de evacuação das Embaixadas de Portugal, com particular destaque para o Senegal, República do Congo, Venezuela e Guiné-Bissau.

Possui diversos curso de formação militar em Portugal e no Estrangeiro, em particular na NATO.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg