Sempre ligado ao sector da formação nos diversos clubes por onde passou, nunca levantou suspeitas, mas era seguido pela PJ, bem como o outro indivíduo mais, tendo acabado ambos detidos.
J.P.S., de 50 anos, responsável por um posto de combustível em Beja e treinador de futebol na área da formação, é um dos indivíduos que foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) através da Diretoria de Faro e colocado em prisão preventiva por um juiz do Tribunal de Beja.
Na sua página de facebook o indivíduo relata o seu currículo, tendo passado por clubes, como o G.D.Estoril-Praia (1999 a 2006), S.C.Lourel (2006 a 2012), G.F.Os Montelavarenses (2012 a 2013), S.U.1º de Dezembro (2013 a 2017), A.C.Alcacerense (2018 a 2019) e S.C.Ferreirense de Ferreira do Alentejo (2019 a 2020), sempre trabalhando com jovens entre os 8/9 anos e 14/15 anos.
Atualmente J.P.S. estava a frequentar o Curso de Treinadores de Nível 2 ministrado pela Associação de Futebol de Beja e na sessão da passada quinta-feira foi estranhada a sua falta, altura em que surgiram as primeiras conversas sobre a detenção do indivíduo.
A viver há pouco mais de um ano na capital do Baixo Alentejo, J.P.S. nunca levantou suspeitas de qualquer conduta ilícita com menores, pelos clubes por onde passou, tendo o ano passado procurado treinar uma equipa da cidade de Beja.
Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), aos fins-de-semana era usual alguns jovens deslocarem-se à região a convite do treinador como o “objetivo” de participaram em campus de futebol, acabando depois por serem “desviados” para atos sexuais ilícitos.
O outro detido e também prisão preventiva, C.P., de 25 anos, é assistente operacional no Hospital José Joaquim Fernandes, também em Beja e atuaria em conluio com o indivíduo mais velho, que teria ascendente sobre ele. Também na unidade de saúde a detenção do indivíduo caiu como uma bomba. A investigação da PJ apurou que seria este suspeito que criava perfis nas redes sociais como sendo um menor, com o objetivo de “estabelecer conversas de teor sexual e partilhe de ficheiro com menores”.
Os dois suspeitos foram detidos pela PJ no âmbito da Operação Primavera, de combate à pornografia de menores, levada a cabo na terça-feira tendo sido presentes a tribunal no dia seguinte tendo-lhes sido decretada a prisão preventiva, recolhendo ambos ao Estabelecimento Prisional de Beja.
De acordo com o comunicado policial, aos dois indivíduos, “foram apreendidas centenas de ficheiros contendo menores em atos sexuais explícitos com adultos, tendo sido identificado um sistema operativo que possibilitava a navegação anónima na internet”.
Teixeira Correia
(jornalista)