Beja: Três feridos em despiste de uma carrinha de caixa aberta no IP2.
O despiste de uma viatura mista, mercadoria e passageiros, no IP2, junto ao cruzamento da Quinta da Suratesta, a cerca de 1,5 quilómetros da rotunda da entrada norte de Beja, sentido sul/ norte, provocou três feridos graves.
Uma mulher, de 62 anos, e dois homens, um de 62 e outro de 81 anos, transportados para o Hospital de Beja, como feridos graves, foi o resultado do despiste de um ligeiro misto de mercadorias ocorrido na tarde de ontem no IP2, junto à Quinta da Suratesta, a cerca de 1,5 quilómetros da rotunda da entrada norte de Beja.
O acidente ocorreu cerca das 14,46 horas, quando a carrinha seguia no sentido sul/ norte, de Beja para Oriola, concelho de Portel, entrou em despiste, atravessou a via contrária, subiu uma barreira e capotou, deixando as três pessoas encarceradas.
Antes de ser transportada para o hospital, ao Lidador Notícias, Mariana Madaleno, a condutora da viatura, disse que “não sei o que aconteceu. De repente a carrinha quinou para a esquerda e tombou”, não conseguindo encontrar explicação para o acidente.
Ao que tudo indica, o balanço e perda de tração, terá sido originado pela carga mal acondicionada, composta por sacos de adubo não amarrados, e estado na origem da condutora não ter conseguido controlar a viatura. Antes de ter capotado e na via contrária em que a carrinha seguia, há uma forte travagem. Os sacos ficaram espalhados fora da faixa de rodagem.
As três pessoas foram transportadas para o Serviço de Urgência do Hospital de Beja, onde ao final do dia ainda se encontravam a fazer exames complementares.
No socorro as vítimas estiveram os Bombeiros de Beja e Cuba, a VMER do Hospital de Beja a GNR e as Estradas da Planície, num total de 20 operacionais, apoiados por 9 viaturas. O trânsito no IP2, fez-se de forma alternada durante cerca de uma hora, até a viatura acidentada ter sido rebocada.
Teixeira Correia
(jornalista)