Uma brutal colisão rodoviária entre três veÃculos ligeiros de passageiros, provocou um morto, um ferido grave e seis ligeiros, num acidente ocorrido no Itinerário Principal 2 (IP2), na freguesia de Santa Clara de Louredo, sete quilómetros a sul de Beja na ligação a Castro Verde.
De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo (CSREPCBA), o alerta foi dado às 13,55 horas e para o local foram mobilizados 50 bombeiros de sete corporações do distrito de Beja que integram o Dispositivo de Prevenção Intervenção Rodoviária (DPIR), viatura médica de emergência e reanimação (VMER), viatura de suporte imediato de vida (SIV) de Castro Verde e GNR, com militares do Destacamento Territorial, apoiados por 21 viaturas.
À chegada dos meios de socorro, uma mulher, com cerca de 70 anos, ocupante de um dos veÃculos que seguia no sentido norte/sul, estava encarcerada, depois do embater no veÃculo que seguia em sentido contrário. Este automóvel acabou por capotar na berma da estrada, em sentido contrário aquele em que seguia.
O óbito da vÃtima foi declarado no local pelo médico da VMER e os feridos transportados para o Serviço de Urgência do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
Ao que tudo indica o acidente ficou a dever-se a uma ultrapassagem mal calculada, num longa reta e com boa visibilidade, tendo ficado um rasto de destruição, com várias peças das viaturas espalhadas pela via.
Desde o acidente que o trânsito está cortado nos dois sentidos, estando a ser desviado para a antiga estrada nacional que Santa Clara do Louredo ao aterro sanitário da AMALGA.
O acidente está a ser investigado pelo Núcleo de Investigação e Crimes em Acidentes de Viação (NICAV), que está no local a efetuar perÃcias.
Teixeira Correia
(jornalista)