Beja: ULSBA instala novo equipamento de TAC (Tomografia Axial Computorizada).
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo inicia hoje a instalação do novo equipamento de TAC (Tomografia Axial Computorizada). Trata-se de um  investimento de modernização do Serviço de Imagiologia.
O custo total foi de 1.233.119,14€, e que contou com o apoio do Programa Alentejo 2020 e do FEDER.
De referir ainda que o Serviço de Imagiologia tem agora melhores e mais modernos equipamentos, estando já a funcionar os novos equipamentos de RX Fixo/Convencional, RX transportável, Ecógrafos (de apoio ao Serviço de Urgência e mamografias), e em curso a instalação do novo Mamógrafo.
Pela sua complexidade técnica, os trabalhos de instalação da nova TAC, com duração prevista de 40 dias, obrigam a alterações ao circuito dos doentes e dos profissionais.
Deste modo, no sentido de continuar a dar resposta a todos os doentes e sendo indispensável a existência em permanência de uma TAC para garantir o funcionamento da Urgência Médico-Cirúrgica, decidiu o Conselho de Administração disponibilizar um equipamento TAC provisório durante o perÃodo de instalação do novo equipamento, recorrendo à instalação de uma Unidade Móvel de TAC, que se encontra instalada entre o Serviço de Urgência e o Departamento de Saúde Mental.
Por este motivo, poderão existir inicialmente alguns constrangimentos que, com a boa vontade, sensibilidade e compreensão dos profissionais e utentes, certamente serão facilmente ultrapassados.
O Conselho de Administração considera inestimável a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Beja, na colocação da cobertura de proteção no trajeto externo que os doentes e profissionais terão de fazer até ao final desta operação.