Beja: Um casal foi condenado a prisão por agressões a um idoso que veio depois a falecer.


Um casal residente em Vidigueira, foram ontem condenados, em cúmulo jurídico, ele a 10 anos, e ela a 6 anos e 5 meses no Tribunal de Beja, entre outros crimes por agressões a um idoso que veio depois a falecer.

Fernando Almeida_800X800Fernando Almeida, 49 anos e Lucibela Fragoso, 39 anos, ambos residentes em Vidigueira, foram ontem condenados pelo Tribunal de Beja a 10 anos e a 6 anos e 5 meses de prisão, respetivamente, entre outros crimes, por agressões a um idoso que posteriormente viria a falecer.

Os fatos remontam a 2011, quando o casal passou a viver em casa de João Coxinho, um antigo taxista, com 80 anos, e obrigaram este a fazer um testamento que os fazia herdeiros dos seus bens e passou uma procuração à mulher, com plenos, poderes, que lhe permitia aceder a todas as contas bancárias.

O Coletivo de Juízes deu como provada as agressões ao idoso “no dia em que obtiveram a autoria dos bens”, passando João Coxinho a ser tratar de forma “desumana até morrer”, justificou o juiz.

Em sede de alegações finais o Ministério Público tinha classificado o duo como “um casal maravilha”, mas o juiz Vítor Maneta justificou que se trata de “um casal de marginais”, que não provocou uma “morte em silêncio”, quem não mostrou “arrependimento” e pelo contrário “não teve pejo em se vitimizar”, concluiu.

O indivíduo, que tem um vasto cadastro, está preso no Estabelecimento Prisional de Lisboa, onde cumpre uma pena de quatro anos, por diversos roubos e furtos, tendo o juiz sustentado que “em 2011 você foi a principal fonte de trabalho da GNR em Vidigueira”, rematou.

Nesse ano por um motivo fútil, agrediu e esfaqueou um romeno durante as festas de Vidigueira e foi também na companhia da mulher, apanhados com vários bens, resultantes de dois assaltos a residências naquela vila.

Fernando Almeida foi punido com 8 anos de prisão pelo crime de maus tratos, 2 anos por abusos à integridade física e 1 ano e 6 meses, por recetação, tendo em cúmulo jurídico apanhado 10 anos.

Por seu turno, Lucibela Fragoso, foi condenada a 6 anos de prisão pelo crime de maus tratos e 10 meses, por recetação, tendo em cúmulo jurídico sido sentenciada a 6 anos e 5 meses de cadeia.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg