Beja: Veículos aéreos não tripulados na BA11 até ao início de dezembro.
Destacamento de UAV’s, veículos aéreos não tripulados, em exercícios até ao início do próximo mês. Em 2017 uma aeronave caiu no acesso à BA11.
No âmbito da Cooperação Bilateral entre Portugal e a Bélgica, está a decorrer, desde o passado dia 17 de outubro, na Base Aérea N.º 11, em Beja, um destacamento de quatro UAV’s, veículos aéreos não tripulados.
Designada como “Forward Operating Base” dos UAV’s, a BA11 garante o apoio logístico e operacional à atividade aérea do destacamento e assegura a integração das operações aéreas.
O fim do destacamento, composto por cerca de 50 militares, está previsto para o início de dezembro.
Aeronave não tripulada da Força Aérea belga caiu no acesso à BA 11.
Em 10 de outubro de 2017, um drone militar belga caiu nas proximidades da Base Aérea de Beja, quando realizava testes, na tarde de ontem.
A aeronave, do tamanho de um avião ligeiro, desapareceu dos radares cerca das 16 horas e foi encontrada, a pouco mais de dois quilómetros da pista da Base Aérea N.º 11 (BA11), depois de um agricultor ter dado o alerta.
No local da queda, que se situado entre Mombeja e Santa Vitória, na zona de aproximação à pista, estiveram elementos da Força Aérea Portuguesa com uma grua, tendo a aeronave sido desmontada para facilitar o transporte para a BA11, com o apoio de viaturas da FA da Bélgica.
As viaturas entraram na BA11 cerca da 01,00 horas, nove horas após a aeronave, controlada por sinal de telemóvel, ter desaparecido dos aparelhos Força Aérea (FA) belga.
Teixeira Correia
(jornalista)