Alexandre Farto, conhecido no mundo das artes como Vhils, é o autor dos dois murais que decoram a fachada do Holliday Inn, hotel que vai ser inaugurado no decurso da próxima semana em Beja.
De acordo com a página na internet do grupo, o projeto passou pelo restauro no interior do edifício, sendo preservada a fachada principal em que foram esculpidos os rostos dos poetas alentejanos Florbela Espanca (Vila Viçosa) e Mário Beirão (Beja).
“A intervenção artística de Vhils foi da autoria do arquiteto do hotel. Como queriam representar poetas alentejanos, o Município sugeriu que um deles fosse de Beja, daí a figura masculina ser de Mário Beirão”, revelou ao Lidador Notícias fonte da autarquia da cidade alentejana.
A edificação da nova unidade hoteleira de 4 estrelas, representa um investimento de cerca de 17 milhões de euros, da responsabilidade dos canadianos do Mecran Group, sendo composto por 92 quartos. Inclui ainda uma área comercial com lojas de varejo, bar, restaurante, piscina ao ar livre e estacionamento.
Num dos quarteirões do edifício existem 36 apartamentos, que há meia dúzia de anos tinha 7 apartamentos vendidos e 4 alugados, sendo que sobre 31 das frações pendiam hipotecas bancárias.
O projeto inicial
Denominado Edifício Infante 75, tinha como promotor imobiliário a Eletro Fabril SA, em que um dos sócios era Carlos Costa, antigo presidente da Comissão Administrativa do Vitória de Setúbal, em janeiro de 2019 viu o Tribunal de Beja decretar a falência e os bens passarem para a égide da Caixa Geral de Depósitos (CDG).
No final de maio do ano passado o Grupo Mecran adquiriu todo o edifício à CGD e passado a fazer a sua administração de gestão e venda, tendo colocado o projeto ao abrigo do programa “Portugal Golden Visa”.
Teixeira Correia
(jornalista)