Criada “Conta Solidária” destinada a angariar fundos visando a reparação do Veículo Escada 30 (VE30). As instituições/empresas podem usufruir de um benefício fiscal (140%) ao abrigo da “Lei do Mecenato”.
Como a instituição não dispõe dos 60 mil euros necessários para a sua reparação do VE30, um grupo denominado “Amigos dos Bombeiros Voluntários de Beja” (ABVB), constituído por Bruno Ferreira, ator e comediante, Florival Baiôa, historiador e líder do Movimento Beja Merece +, Manuel Conceição (Balito), aposentado e ex-dirigente do Bombeiros Voluntários de Beja, Fernando Palma e Luís Palma ambos agricultores, são os responsáveis pela iniciativa, que visa ajudar nesta nobre causa, a que se junta o Lidador Notícias (LN).
Foi aberta uma conta na Caixa de Crédito Agrícola Alentejo Sul, com o IBAN: PT50 0045 6100 4035 9935 4924 8.
Em comunicado (COMUNICADO BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE BEJA (1)) os “Amigos dos Bombeiros”, apelam às instituições/empresas locais públicas e privadas e aos cidadãos em geral que “contribuam para esta causa com a ajuda monetária. Só com o contributo de todos é possível que este serviço fique assegurado e a segurança da população seja garantida”.
De salientar que as instituições/empresas podem usufruir de um benefício fiscal (140%), ao abrigo do Decreto-Lei 108/2008, publicada em Diário da República nº 122, de 26 de Junho (ESTATUTO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS) no seu capitulo X, artigo 61 e seguintes é estabelecida a funcionalidade da Lei do Mecenato.
Para mais esclarecimentos: Manuel Conceição (Balito): 964 033 888 e Luís Palma: 961 623 688.
Recorde-se que a última vez que o VE30 foi utilizado pelos BVBeja ocorreu no dia 9 de setembro do ano passado, tendo sido decisivo no combate ao incêndio que deflagrou nos silos da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, evitando os operacionais que operavam na auto-escada que as chamas destruíssem por completo o complexo de secagem de girassol.
Teixeira Correia
(jornalista)