Operacionais de 12 das 15 corporações de bombeiros do distrito de Beja têm estado envolvidos no combate ao incêndio que deflagrou em Castro Marim.
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) fez saber que desde a passada segunda-feira, as corporações do distrito têm estado envolvidas no combate ao incêndio com um Grupo de Reforço que têm atuado a 100%.
No âmbito do combate aos incêndios rurais, foi projetado no dia 16 de agosto, pelas 05H00, com a missão de combate a incêndios rurais, 1 (um) Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Florestais (GRIF), a fim de reforçar o dispositivo de combate no Teatro de Operações (TO) de Pernadeira/ Odeleite/ Castro Marim, no distrito de Faro.
O GRIF é composto por 9 veículos e 30 bombeiros, que ao longo destes dias e com base nas rendições das suas guarnições, manteve a sua operacionalidade a 100%:
– Comando do GRIF: Mértola, Cuba, Odemira, Beja, Vila Nova de Milfontes e Moura;
– Combate: Mértola, Serpa, Almodôvar, Vidigueira;
– Apoio ao Combate: Alvito, Ourique;
– Apoio Sanitário: Ferreira do Alentejo.
Desde o início da operação até á data, este Grupo tem desenvolvido a sua Missão no local acima referido, com ações de combate, rescaldo, consolidação do rescaldo e vigilância, dando apoio direto á população local.
O comando do CDOS deixa uma mensagem de reconhecimento a todos os bombeiros: “os que foram, os que estão e os que estão dispostos a ir: BEM HAJAM pela ATITUDE. Àqueles que na retaguarda deram e dão sustentabilidade a toda esta operação, uma nota de AGRADECIMENTO. A todos enaltecemos o Espirito de Missão, a Abnegação e o Compromisso para com as pessoas, seus bens e o ambiente, dignificando o nome BOMBEIROS de PORTUGAL”.