Borba: Despiste causa um morto, um jovem de 15 anos, guarda-redes da equipa de iniciados do Borbense.
Um morto, um ferido grave, sujeito a intervenção cirúrgica de emergência, e três feridos ligeiros, foi o resultado trágico do despiste de um veículo ligeiro de passageiros na noite de sábado, a cerca de um quilómetro da cidade de Borba.
No local onde o automóvel (foto cedida pela Rádio Campanário/ Vila Viçosa) saiu da estrada, há uma grande travagem e depois uma saída para o lado contrário, atravessou a faixa de rodagem e caiu para uma valeta, ficando virado sobre a esquerda, tendo os ocupantes que viajavam nesse lado a serem os que ficaram pior.
Nelson Barros, 15 anos, conhecido como “Piri”, guarda-redes da equipa de futebol de iniciados do Borbense, seguia no banco traseiro teve morte imediata. O condutor da viatura, inicialmente considerado ferido leve, viu o seu estado agravado durante o transporte para o Hospital de Évora, suspeitando-se que tenha sofrido hemorragias torácicas. Segundo apurou o LN, o Serviço de Urgência da unidade hospitalar foi desimpedido à distância, para que o ferido entrasse diretamente para a sala de operações.
O acidente ocorreu cerca das 23.00 horas de sábado, na Estrada Nacional (EN) 4, ao quilómetro 160, junto ao CEVALOR, à saída de Borba na ligação a Elvas, numa reta com quatro faixas de rodagem e por motivos não apurados o condutor perdeu o controlo do veículo. No local as autoridades não excluíram a possibilidade de ter ocorrido uma falha mecânica, face ao tipo de travagem que ficou gravada no piso.
Ao que tudo indica os cinco jovens deslocar-se-iam para Elvas onde iria decorrer um concerto dos Xutos e Pontapés, integrado na Semana da Juventude da cidade elvense.
Joaquim Branco, comandante dos Bombeiros de Borba, confirmou o despiste da viatura “com cinco jovens no seu interior, todos residentes em Borba”, acrescentando que as vítimas tinham entre 15 e 19 anos, “tendo um deles falecido no local, outro ficou em estado grave e três considerados ligeiros”, concluiu.
Ao sair da estrada a viatura passou a escassos sentimentos de um pinheiro de grande porte, tendo uma fonte da Guarda que esteve no local desabafado: “se tem batido na árvore, ficavam cá os cinco”, tal a violência do despiste.
No socorro às vítimas estiveram 20 operacionais dos Bombeiros de Borba e Vila Viçosa, apoiados por 10 viaturas, a SIV de Estremoz e a VMER de Évora, além de vários efetivos do Destacamento Territorial e de Trânsito da GNR.
Teixeira Correia
(jornalista)