A GNR apreendeu a mota de cross envolvida na colisão que provocou a morte de motociclista, de 31 anos, ocorrida na tarde de sábado, em Cabeça Gorda, concelho de Beja.
Segundo apurou o Lidador Notícias (LN), após o início da investigação durante o acidente e ter identificado os destroços de outro motociclo no local, os militares da Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) da GNR do Comando Territorial de Beja identificaram o proprietário do mesmo, tendo depois chegado à localização do velocípede.
Este terá sido levado para uma oficina de Beja, a fim de ser reparado, onde foi depois localizado e apreendido para ser o principal meio de prova do acidente que matou Fábio Cordeiro, já que no local foram recuperados destroços em plástico branco de um outro veículo e que levou as autoridades a investigar o acidente como uma colisão.
Os militares do NICAV da GNR chegaram à conclusão que os destroços pertenceriam a uma mota de cross, que foi pilotada por um jovem de 17 anos, sem carta de condução e que pânico terá abandonado o local e procurado refúgio na sua habitação.
O processo passou a inquérito da responsabilidade da GNR e o jovem envolvido pode vir a ser indiciado dos crimes de homicídio por negligência, condução sem habilitação legal, omissão de auxílio e encobrimento de provas.
Também a(s) pessoa(s) que fizeram o transporte do veículo de Cabeça Gorda para Beja podem ser acusados do crime de encobrimento de provas.
Recorde-se que o acidente ocorreu no sábado, pouco depois das 15,00 horas, quando Fábio Cordeiro deixava a aldeia de Cabeça Gorda em direção ao Perímetro Florestal, e por só existir o motociclo e o corpo do homem no local, as autoridades partiram do pressuposto de que se trataria de um despiste.
O óbito do homem foi confirmado pelo médico do helicóptero do INEM de Évora, que foi mobilizado para o local, tendo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo referido que que a presença da aeronave em vez da VMER do Hospital de Beja, “foi opção do CODU”.
Para o local do sinistro foram mobilizados 11 operacionais dos Bombeiros de Beja e da GNR, apoiados por três viaturas e o meio aéreo do INEM. O corpo do jovem, pai de dois filhos, foi transportado para o Gabinete Médico-Legal de Beja onde será autopsiado.
Teixeira Correia
(jornalista)