Cáritas: Projecto “Criactividade: O Franchising Social potenciado pelo Marketing Social”.
A Cáritas Portuguesa e a Cáritas Diocesana de Beja apresentam um projeto de empreendedorismo apoiado no âmbito do projeto criaCtividade a uma família desempregada de Beja.
O projecto “Criactividade: O Franchising Social potenciado pelo Marketing Social” foi desenvolvido pela Cáritas Portuguesa, com o apoio técnico-científico da IPI Consulting Network, cofinanciado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica/Fundo Social Europeu.
O Franchising Social potenciado pelo Marketing Social tem como fim último gerar valor de forma sustentada através da replicação de projetos-piloto de Franchising Social e da criação de micro-negócios e actividades por conta própria. Deste modo, este projeto visa a Inclusão Social pela via do empreendedorismo, por forma a autonomizar financeiramente pessoas em situação de desemprego.
A história real…
Maria Helena Simão, natural de Cabeça Gorda mas residente em Beja, sempre gostou e trabalhou com crianças até que em 2013 e fruto de uma gravidez de risco ficou desempregada. Depois do nascimento de sua filha e apesar de todos os esforços envidados para sair da situação em que se encontrava, nunca conseguiu voltar ao mercado de trabalho.
Convicta do que queria e sem nunca ter baixado os braços, frequentou diversas ações de formação que a capacitaram para a criação do seu próprio negócio, mas faltava a ajuda e o acompanhamento para a materialização do seu projeto, do seu sonho.
Teve conhecimento do projeto criaCtividade através da televisão e como estava desempregada agarrou esta oportunidade que com a ajuda do seu marido lutou para dizer não à crise e ao desemprego que infelizmente se verifica em Beja. Chegou até à Cáritas Diocesana de Beja em meados de setembro de 2014, foi acompanhada pela equipa do “criaCtividade” e vai agora iniciar o seu projeto em pleno centro histórico da cidade de Beja, junto à Praça da República no dia 1 de Junho.
Uma Empresa de congelados Low Cost foi o negócio e modelo escolhido, uma vez que a sua passagem pelo desemprego lhe deu a conhecer o quanto custa gerir o dia-a-dia.
Os produtos que irá ter à disposição serão sobretudo congelados e perecíveis tais como: peixe, carne, mariscos, crustáceos, pré congelados bem como leguminosas secas, compotas, sumos, águas, enlatados, óleos, azeites e lacticínios. Uma história com final feliz que a Cáritas Diocesana de Beja se orgulha de apresentar.