O novo Arquivo Municipal de Castro Verde vai ser instalado no edifício dos antigos serviços do Gabinete de Apoio Local do Ministério da Agricultura e Pescas, na Rua Dom Afonso Henriques.
Isto depois de a Câmara Municipal de Castro Verde ter assumido a titularidade do edifício, no âmbito do acordo estabelecido com o Governo que atribui à autarquia competências para gerir património do Estado sem utilização.
Este edifício público irá assim servir o novo Arquivo do Município que dispõe de um acervo documental vasto e de apreciável importância, testemunho da região, do concelho e das principais instituições públicas concelhias ao longo dos tempos, com especial ênfase para as matérias relacionadas com o funcionamento autárquico.
Este espaço revela a necessidade de se encontrar um repositório para todo o manancial documental que suporta grande parte do conhecimento que existe sobre as decisões político-administrativas do concelho e a cronologia dos momentos mais relevantes da vida do concelho de Castro Verde, disponibilizando-o para consulta e uso pelos serviços municipais e outros.
O edifício cuja gestão passou para o Município de Castro Verde, foi o dos antigos serviços do Gabinete de Apoio Local do Ministério da Agricultura e Pescas em Castro Verde, devoluto há décadas, sito na D. Afonso Henriques.
Na terça-feira o Lidador Notícias revelou que o antigo gabinete da Direção Regional de Agricultura (DRAP), vai dar lugar ao Arquivo Municipal num investimento de 400 mil euros.
Fonte do Município justificou então que “há muito, se identificou a necessidade de criação de um espaço que sirva o objetivo de criação de um Arquivo Municipal, necessariamente para concentração de todo o histórico documental do Município, e que a partir deste estádio se dê início à necessária organização e fácil disponibilização do seu acesso para consulta e uso pelos serviços municipais e outros”.
Teixeira Correia
(jornalista)