Castro Verde: Traficante condenado a 4 anos e 10 meses de pena efetiva.
Um homem de 53 anos, natural de Castro Verde, foi condenado ontem a 4 anos e 10 meses de pena de prisão efetiva, por um crime de tráfico de estupefacientes, continuando a aguardar julgamento em prisão preventiva.
Paulo Matos, antigo emigrante na Alemanha, foi detido pela GNR em dezembro de 2016, estava acusado de vender heroína, situação que segundo Mariana Piçarra, a juíza presidente do Coletivo do Tribunal de Beja, foi dado como provado “pelos depoimentos das testemunhas/ consumidores”, cujos factos foram “admitidos” pelo arguido.
Apesar de não ter antecedentes criminais a magistrada considerou que a pena não seria suspensa porque “a comunidade tem que ter uma resposta efetiva da justiça”, justificando que “não está salvaguarda a possibilidade de voltar ao crime”, concluiu.
Maria Piçarra, sustentou que a convicção do tribunal em manter Paulo Matos em prisão preventiva e cumprir os 4 anos e 10 meses de pena efetiva, porque no julgamento “apresentou uma postura de desculpabilização, negando as evidências das escutas e a linguagem codificada”, rematou.
O arguido recolheu ao Estabelecimento Prisional de Beja, onde vai aguardar o trânsito em julgado da pena e o seu cumprimento.
Teixeira Correia
(jornalista)