Ciclismo: Sporting regressa em Tavira. Quase 30 anos depois nas estradas portuguesas.


O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tavira recebeu ontem a cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre o Município de Tavira e o Sporting Clube de Portugal e assinatura do contrato de patrocínio desportivo entre o Sporting Clube de Portugal e o Clube de Ciclismo de Tavira.

TAVIRA- Ciclismo Sporting_800x800Câmara Municipal de Tavira, Clube de Ciclismo de Tavira e Sporting Clube de Portugal, representados pelos seus respetivos presidentes, Jorge Botelho (ao centro na foto), Marcelino Teixeira (à direita na foto) e Bruno de Carvalho (à esquerda na foto), celebraram o acordo que confirma o regresso dos “leões” à estrada cerca de duas décadas depois.

No fundo foram assinados dois documentos distintos. Por um lado, o Município de Tavira e o Sporting Clube de Portugal assinaram o protocolo que visa definir a colaboração entre as duas entidades no âmbito do desenvolvimento e promoção do desporto, nomeadamente da modalidade de ciclismo. Por outro, Clube de Ciclismo de Tavira e Sporting assinaram o contrato de patrocínio desportivo que constitui a criação da equipa profissional de ciclismo designada Sporting Clube de Portugal – Tavira.

Mas vamos por partes. O Município de Tavira mantém assim o papel de apoiar e fomentar atividades desportivas, e estando este executivo empenhado numa política dinâmica de fomento do desporto, nas suas vertentes lúdica, formativa e cívica, num contexto económico difícil, o acordo potenciará a criação de condições para o desenvolvimento de uma parceria que permitirá alavancar os resultados desportivos no concelho.

Jorge Botelho referiu que “a concretização do acordo foi feita com simplicidade e lisura, com o Sporting a mostrar que queria estar associado a Tavira.”

O presidente da autarquia tavirense acrescentou que este “é um protocolo de atividade desportiva, numa parceria pela qual estamos gratos. A ideia de juntarmos Clube de Ciclismo de Tavira e Sporting Clube de Portugal satisfaz-nos bastante e acreditamos que também vai satisfazer os adeptos, até porque mantemos o foco na escola de formação, no ciclismo, nos ciclistas e na atividade física em geral.”

Quanto ao Clube de Ciclismo de Tavira, o presidente Marcelino Teixeira disse que “desta forma conseguimos pôr na estrada uma equipa bastante competitiva”, admitindo ser essa a principal razão para aceitar o acordo com o Sporting.

Marcelino Teixeira adiantou que “a equipa vai para a estrada para competir, para ganhar” e que a parceria faz sentido uma vez que une duas instituições com tradição no ciclismo.

“O Tavira é a equipa mais antiga do pelotão e ganhou quatro Voltas a Portugal nos últimos oito anos, o Sporting tem grande história no ciclismo e teve grandes nomes nas suas fileiras, sendo o maior Joaquim Agostinho”, disse o presidente do Clube de Ciclismo.

Já Bruno de Carvalho começou por destacar a importância do projeto, a tradição dos “leões” na modalidade, numa parceria desejada com o Tavira, a equipa mais antiga do ciclismo.

Não fugindo à polémica que foi o acordo falhado com a W52 (o Futebol Clube do Porto regressa ao ciclismo através desta equipa depois de se ter falado que esta seria a porta de entrada do Sporting), Bruno de Carvalho disse que “há males que vêm por bem, e que o acordo alcançado com o Tavira faz sentido porque existem princípios e valores iguais. Temos ADN’s muito similares como a aposta na formação, a ambição e a vontade de ganhar.”

O líder leonino assumiu mesmo o papel que o Sporting vai desempenhar na promoção de Tavira e do Algarve, referindo tratar-se de “um orgulho para um clube que tem Portugal no nome”. Bruno de Carvalho não esqueceu também o Comandante Vicente Moura, «o grande impulsionador das modalidades do Sporting”, a quem dirigiu um agradecimento e as rápidas melhoras, salientando a «satisfação que será quando ele souber que o Sporting Clube de Portugal voltou ao ciclismo.”

No final, aos jornalistas, Bruno de Carvalho não quis revelar os valores envolvidos no negócio, destacando que se trata de um “projeto claro e de ambição”, onde há espaço para a formação, mas onde a ideia principal é ganhar provas, nomeadamente a Volta a Portugal. Para tal, “chegamos a um valor necessário para a equipa ser competitiva, o que significa competir para ganhar”, disse o presidente do Sporting.

Bruno de Carvalho revelou ainda que se trata de uma “parceria de quatro anos (até 31 de dezembro de 2019, podendo ser renovado de quatro em quatro anos) com uma equipa que sabe ganhar. O Sporting tem 150 títulos no ciclismo, tem Joaquim Agostinho, uma grande tradição, respeito e ambição.” Por outro lado, o líder do emblema de Alvalade realçou ainda a “vontade de divulgar Tavira e de sermos representantes do Algarve, melhorando a visibilidade do Sporting através do ciclismo.”

“A equipa será apresentada brevemente em Alvalade, uma vez que a temporada começa em fevereiro”, finalizou Bruno de Carvalho.

Também aos jornalistas, Marcelino Teixeira confirmou os nomes dos ciclistas já confirmados na estrutura do Sporting Clube de Portugal – Tavira. Entre eles constam David Livramento e Valter Pereira que transitam do último plantel, e chegam Luís Fernandes (ex-W52), Hugo Sabido (ex-Louletano), Júlio Gonçalves (ex-Anicolor) e ainda os espanhóis Jesús Esquerra (ex-ActiveJet), Mario González (ex-ActiveJet) e Óscar Gonzalez Brea (ex-Efapel).

Para além de confirmar este lote de atletas, Vidal Fitas, diretor desportivo da equipa de ciclismo, adiantou que a formação terá 12 corredores, mas o chefe de fila ainda não está definido.

A equipa do Tavira ganhou quatro Voltas a Portugal, com David Blanco, em 2008, 2009 e 2011 e com Ricardo Mestre, em 2011.

Por seu turno o Sporting, regressa quase 30 anos depois, deixou a modalidade em 1987, sendo que, entre 2009 e 2011, teve uma equipa sub-23. Com um vasto palmarés, o Sporting conta com mais de 150 títulos (em estrada e pista), destacando-se as presenças na Volta a França e na Volta a Portugal. Nesta última soma treze vitórias coletivas e nove individuais.

Ademar Dias

(jornalista)

 


Share This Post On
468x60.jpg