CIMBAL: Baixo Alentejo integra Rede de Espaços para Teletrabalho.


A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) é uma das entidades subscritoras da rede do Alentejo de espaços para teletrabalho e coworking, que foi apresentada na terça-feira. No Baixo Alentejo, o município de Alvito será o pioneiro. 

Na cerimónia de assinatura dos acordos de cooperação contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, do Presidente da CCDR Alentejo, Ceia da Silva, do Delegado Regional do Alentejo do IEFP, Arnaldo Frade, do Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMBAL, Jorge Rosa e do Presidente do Município de Alvito, António Valério.

Nesta primeira fase da rede, vão ser abertos até ao final de junho de 2021, o total de 53 espaços em outros tantos municípios. No Baixo Alentejo, o município de Alvito será o pioneiro. 

O estabelecimento destes espaços de coworking, previsto no Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), vai contribuir para a dinamização dos territórios do Interior, facilitando a fixação e atração de pessoas e empresas, diminuindo a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica e melhorando a qualidade de vida das populações do Interior, ao promover a conciliação entre vida profissional e familiar.

Os espaços, disponibilizados pelas autarquias, vão estar devidamente equipados com computadores, impressoras e acesso à internet e vão ser divididos em áreas de diferentes tipologias, de forma a disporem de bancadas livres para diferentes períodos de ocupação, zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou ações de formação. Vão localizar-se em espaços centrais, próximos de serviços, espaços culturais ou destinados à prática de desporto. 


Share This Post On
468x60.jpg