CIMBAL: Chumbado o nome apresentado pelos autarcas comunistas para o Secretariado.


Foi rejeitado o nome apresentado ontem, pelos autarcas eleitos pelo CDU, na reunião Conselho Intermunicipal (CI) da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), para integrar o Secretariado Executivo, foi rejeitado pelos socialistas.

Os eleitos pelo Partido Comunista/CDU apresentaram o nome de Fernando Silva, para se juntar aos já aprovados Fernando Romba e Luís Lança no Secretariado Executivo Intermunicipal (SEI), indicados pelos autarcas eleitos pelo Partido Socialista, mas foi votado contra, já que estes têm maioria Conselho Intermunicipal da CIMBAL, pelo que os comunistas vão ter que apresentar outro nome que mereça a aprovação.

Fernando Silva, foi eleito pela CDU na Assembleia Municipal de Beja entre 2002 e 2017, é empresário no ramo da contabilidade, já foi presidente da Rádio Voz da Planície, empresa onde exerceu outros cargos.

Recorde-se que no passado dia 21 de setembro, a dez dias das Eleições Autárquicas, na sua página de facebook e sob o título “MEMÓRIA E COERÊNCIA!!!”, Fernando Silva desferiu um violenta ataque ao então candidato do PS, à Câmara de Beja, Paulo Arsénio. No texto e num balanço sobre a passagem pela Assembleia Municipal de Beja (AMB), afirmou que “conhecendo aquilo que são hoje as suas propostas como candidato a presidente de Câmara, importa ter presente que Paulo Arsénio esteve com o executivo que cortou drasticamente os apoios ao movimento associativo do concelho”.

Desfiando um rol de situações em que o então líder da bancada socialista na AMB deu o seu apoio ao Executivo liderado Jorge Pulido Valente, o texto termina sustentando que “Paulo Arsénio pode ter mudado de opinião em todas estas matérias, mas o seu posicionamento quando exerceu responsabilidade e influência direta sobre a ação executiva é a que constatei ao longo dos anos que com ele convivi na AM”.

Ontem na reunião do Conselho Intermunicipal, e ao abrigo da Lei da Mobilidade, foi autorizada a passagem laboral do funcionário, Orlando Pereira, anterior Secretario Executivo da CIMBAL, para a Câmara Municipal de Serpa.

Lembre-se que no passado dia 13 de novembro o Conselho Intermunicipal da CIMBAL, aprovou os nomes, indicados pelos autarcas do PS, de Fernando Romba, como Secretario Executivo, e Luís Lança, como Vogal, tendo os autarcas eleitos pelo PCP/CDU deixado para a reunião ontem, 29 de novembro, a indicação do seu membro, que viria a ser recusado.

A nova equipa do SEI, vai tomar posse no decurso da primeira reunião da Assembleia Intermunicipal a realizar no início do mês de janeiro de 2018.

Depois das eleições autárquicas de 1 de outubro, o Partido Socialista tem a maioria na CIMBAL com a presidência de nove Municípios (Paulo Arsénio/ Beja, João Serranito/ Barrancos, Nelson Brito/ Aljustrel, Jorge Rosa/ Mértola, Álvaro Azedo/ Moura, António Bota/ Almodôvar, Marcelo Guerreiro/ Ourique, António José Brito/ Castro Verde e Luís Pita Ameixa/ Ferreira do Alentejo), enquanto a CDU lidera quatro (António José Valério /Alvito, João Português/ Cuba, Rui Raposo/ Vidigueira e Tomé Pires/ Serpa).

Teixeira Correia

(jornalista)

Foto: Facebook


Share This Post On
468x60.jpg