Via online realizaram-se a 1º Workshop de Impacto, que decorreu nos dias 21 e 22 de janeiro e 3ª reunião de stakeholders de Portugal, no dia 29 de janeiro. Câmara Municipal de Beja e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo dinamizaram uma sessão de trabalho.
Decorreu no dia 21 e 22 de janeiro o 1º workshop de impacto. Devido à pandemia e ao estado de emergência anunciado em todos os paÃses parceiros, este workshop foi transformado num evento online organizado por Regional Development Fund of Central Macedonia on behalf of the Region of Central Macedonia e Higher Technical School of Agrarian Engineering – University of Valladolid.
Os Workshops de Impacto (IW) têm como objetivo partilharem e estruturarem as experiências de pares são dedicados a questões de agricultura urbana no atual sistema económico e de eficiência de recursos, modelos de negócio e cadeias de fornecimento, polÃtica e legislação atual, relacionando consumidores e sociedade, tecnologia e inovações.
Os Workshops permitem partilhar conhecimento abrangente para autoridades de gestão e para fomentar novos modelos de negócio e interações.
Este workshop focou-se nas temáticas de modelos de negócio, tecnologia, inovação e a criatividade.
O workshop foi dividido em dois dias. O primeiro teve como temáticas os métodos e ferramentas para os empresários, decisores polÃticos, investigadores e outros interessados na conceção de medidas de apoio, para a criação de empresas inovadoras e resilientes. No segundo dia foram partilhados exemplos práticos de casos de agricultura urbana e realizadas sessões paralelas de forma a debater-se os desafios e oportunidades para as regiões do projeto.
3ª reunião de stakeholders de Portugal, decorreu online no dia 29 de janeiro
O projeto CityZen, financiado pelo INTERREG Europe, responde ao número crescente de cidades e regiões que reconhecem os benefÃcios da agricultura urbana como forma de viver de forma sustentável.
Este projeto visa promover a agricultura urbana como uma força motriz de sucesso para a transformação económica e social, introduzindo o conceito a decisores assim como influenciando polÃticas.
O projeto CityZen pretende explorar os novos valores (empresariais) de sucesso que a agricultura urbana traz para o ecossistema e interligá-los ao empreendedorismo inovador e às cadeias de abastecimento.
São cinco os parceiros que trabalham no projeto CityZen
: Fundo de Investigação Aplicada e Comunicação da Bulgária; Fundo de Desenvolvimento Regional da Macedónia Central da Grécia; MunicÃpio de Beja e Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) de Portugal; Escola Superior Técnica de Engenharia Agrária, Universidade de Valladolid e Fundação do Património Natural de Castela e Leão de Espanha; e Instituto de Investigação para o Desenvolvimento Rural da Universidade Goethe Frankfurt/Main da Alemanha. Os participantes estudarão iniciativas locais de agricultura urbana, partilharão boas práticas e proporão medidas polÃticas e planos de ação para o desenvolvimento sustentável deste novo sector. O objetivo é alcançar um equilÃbrio entre boas tradições agrÃcolas, planeamento urbano e tecnologias inovadoras, que poderão transformar a agricultura em um recurso valioso para as cidades.
O CityZen apresentará e partilhará as suas experiências sobre instrumentos polÃticos e boas práticas com outras regiões para além do projeto. Contribuindo assim para uma melhoria de polÃticas regionais no sentido de criar oportunidades de empreendedorismo e impulsionar a transformação empresarial e social nesta temática.
Mais informações disponÃveis em: https://www.interregeurope.eu/cityzen/
No contexto do projeto a Câmara Municipal de Beja e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo dinamizaram uma sessão de trabalho e terceira reunião de stakeholders, que decorreu no dia 29 de janeiro. Nesta sessão foi possÃvel partilhar os resultados do workshop de impacto assim como as boas práticas da região nesta temática a partilhar no contexto do projeto Cityzen.