Cityzen: Projeto europeu tem reunião de stakeholders de Portugal, hoje em Beja.
O Cityzen, projeto europeu que promove agricultura urbana em cinco regiões europeias, tem hoje a primeira reunião de stakeholders de Portugal, que decorre em Beja na sede da CIMBAL.
Organizações não governamentais, autoridades regionais, universidades e instituições de investigação da Bulgária, Alemanha, Espanha, Portugal e Grécia irão trabalhar em conjunto para desenvolver, aplicar e melhorar as políticas públicas em matéria de agricultura urbana.
O projeto de 4 anos apoiado pelo programa INTERREG EUROPE 2014-2020 foi lançado em Sófia, acolhido pelo Coordenador do projeto – Applied Research and Communications Fund.
Um número crescente de cidades na Europa compreende os benefícios da agricultura urbana para uma melhor eficiência de recursos, lançando novos negócios e preservando a natureza nas áreas centrais da cidade. Enquanto em alguns lugares a agricultura urbana é fortemente apoiada tanto pelas autoridades locais como pelos cidadãos, em outros é um movimento emergente desencadeado pelas comunidades locais.
O projeto CityZen irá explorar os valores dos ecossistemas associados à agricultura urbana e irá melhorar as políticas locais que apoiam novos modelos de negócio, aumentar os produtores locais, inovar as cadeias de abastecimento e mudar os estilos de vida, que todos juntos trazem uma melhor sustentabilidade das cidades e regiões.
São cinco os parceiros que trabalham no projecto CityZen: Fundo de Investigação Aplicada e Comunicação da Bulgária; Fundo de Desenvolvimento Regional da Macedónia Central da Grécia; Município de Beja e Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) de Portugal; Escola Superior Técnica de Engenharia Agrária, Universidade de Valladolid e Fundação do Património Natural de Castela e Leão de Espanha; e Instituto de Investigação para o Desenvolvimento Rural da Universidade Goethe Frankfurt/Main da Alemanha. Os participantes estudarão iniciativas locais de agricultura urbana, partilharão boas práticas e proporão medidas políticas e planos de acção para o desenvolvimento sustentável deste novo sector. O objetivo é alcançar um equilíbrio entre boas tradições agrícolas, planeamento urbano e tecnologias inovadoras, que poderão transformar a agricultura em um recurso valioso para as cidades.
O CityZen apresentará e partilhará as suas experiências sobre instrumentos políticos e boas práticas com outras regiões para além do projeto. O projeto CityZen é financiado pelo Programa de Cooperação Inter-regional INTERREG EUROPE 2014-2020 e decorrerá até Julho de 2023.
Mais informações disponíveis em: https://www.interregeurope.eu/cityzen/
No contexto do projeto a Câmara Municipal de Beja e a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo dinamizam uma sessão de trabalho e primeira reunião de stakeholders, que decorre hoje, a partir das 14h00.