Quinta-feira, Maio 21, 2026

InícioSociedadeClube Português de Monteiros: Joana Rodeia, natural de Beja, é a Monteira...

Clube Português de Monteiros: Joana Rodeia, natural de Beja, é a Monteira do Ano 2025.

A Direção do Clube Português de Monteiros (CPM) deliberou atribuir o seu Prémio anual “João I – Dr. António Salgado” para o “Monteiro do Ano” a Joana dos Santos Galvão Figueira Rodeia, conhecida caçadora, monteira, conservacionista e responsável cinegética.

Joana Rodeia é um exemplo de Mulher Caçadora – familiarmente envolvida, profissionalmente ativa e cinegeticamente comprometida. Nasceu em Beja em 11 de Maio de 1985, onde reside. É casada e mãe de duas filhas.

Licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Évora, onde frequenta o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária. É Técnica Superior de Gestão do Património da EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A.

Com 25 anos de experiência como caçadora, amante da caça menor e da caça maior, privilegiou desde sempre a vida no campo e na natureza. É gestora cinegética em caça maior (montarias) da Herdade da “Coitadinha”, em Barrancos.

Sempre pautou a sua vida cinegética pelos princípios éticos e valores do CPM, do qual é associada nº 804 e membro da Direção da respectiva Delegação Sul. Foi co-autora do livro “Caça no Feminino”.

Participou ativamente na gestão de projetos na área dos recursos cinegéticos e conservação da natureza e habitats, nomeadamente o projeto “PDR2020 – Gestão de Recursos cinegéticos”, o projeto “Life Iberlince”, o projeto “POSEUR – Linx2020”, e o projeto Interreg “PROIBERLINX”.

O Prémio ser-lhe-á entregue aquando do próximo Jantar anual do CPM que terá lugar na Tapada Nacional de Mafra no próximo dia 20 de Setembro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes