Covid-19: Aumento de casos traça Natal negro no concelho de Beja.


É alarmante a situação no concelho de Beja, face à constante subida de casos de covid-19 nos últimos dias. Entre as 24 horas da passada sexta-feira até a mesma hora de ontem, 24 de dezembro, os acasos subiram mais de 75,8%, passando de 120 para 211 o número de infetados.

De acordo com o relatório diário (Relatório Diário 25-12-2020) da Unidade Local de Saúde do Baixo Alente (ULSBA), o número de infetados subiu 75,8% na capital de distrito e 76,2% no concelho de Vidigueira. Entre as 24,00 horas de sexta-feira e as 24,00 horas de ontem, 24 de dezembro, o número de casos ativos no Município de Beja subir de 120 para 211 e no de Vidigueira passou de 93 para 122 infetados.

No concelho da capital de distrito a situação piorou depois de terem sido detetados diversos casos no Lar de Crianças e Jovens em Risco da Fundação Manuel Gerardo de Sousa e Castro, no Instituto Politécnico de Beja e no Despertar Sporting Clube. Apesar de não ter sido revelado pela ULSBA, o Lidador Notícias (LN) sabe que há uma freguesia próxima de Beja onde a situação é calamitosa, tendo já alguns estabelecimentos comerciais sido encerrados ao público e alguns habitantes terem sido internados no Hospital de Beja. O concelho tinha ultrapassado as graves situações que, entre meados de outubro e novembro, se viveram nos lares da Mansão de São José e do Centro Paroquial e Social do Salvador, onde se registaram 16 das 22 mortes já registadas.

Ao LN, o presidente da Câmara Municipal, já se tinha mostrado “muito preocupado com esta nova explosão de casos”, deixando em aberto que a situação do Município “pode agravar-se e sofrer medidas mais apertadas com uma nova classificação de risco mais grave, deixando o moderado”, concluiu Paulo Arsénio.

Outro caso que tem concentrado a atenções das autoridades de saúde, reside em Mértola, que passou de 8 para 49 casos positivos, mercê de um surto no lar da Santa Casa da Misericórdia (SCM), que, no âmbito dos testes efetuados no dia 19 de dezembro de 2020, foram detetados 21 casos positivos em utentes e 11 funcionários. A situação foi detetada na sequência de uma deslocação de um utente ao Hospital de Beja, que foi identificado como caso positivo de Covid-19, encontrando-se o mesmo internado.

A Câmara Municipal de Mértola decidiu montar no Pavilhão Municipal de Desportos um “hospital de campanha” (na foto), para onde os Bombeiros Voluntários da vila transportaram os utentes daquela instituição. Dada a proximidade do lar e do pavilhão, foi instalado uma manga e tendas de campanha plásticas que permitiram fazer o transporte dos doentes em segurança. Algumas funcionárias do lar da SCM foram alojadas no Salão Nobre do Corpo de Bombeiros.

Em Cuba a situação voltou a conhecer um novo aumento de infetados por covid-19, entre 19 e 24 de dezembro, passando de 10 para 21 o número de casos ativos no concelho,

Para além dos casos anteriormente referidos outro Município que centrou as atenções das autoridades de saúde foi o Serpa, que já registou 141 casos, tendo a situação registado uma significativa melhoria, de quase 50%, tendo nos últimos cinco dias passado de 130 infetados para 63. Desde que no dia 24 de novembro foi conhecido o surto no lar da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, já faleceram 16 utentes.

O total de casos nos 13 municípios da área de influência da ULSBA, que exclui Odemira, é agora de 1928 infetados, o mais alto de sempre desde o início da pandemia, estando agora 22 doentes internados em enfermaria e três na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja. No total de óbitos há o registo de 54 mortes por covid-19, 22 dos quais em Beja e 17 e Serpa.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg