Na reunião de ontem no Infarmed, especialistas em Saúde analisaram a situação da pandemia em Portugal e os caminhos para o desconfinamento. O plano do Governo para a reabertura do paÃs é apresentado quinta-feira.
Raquel Duarte, ex-secretária de Estado da Saúde, apresentou uma proposta de plano para o desconfinamento, que não deverá estar muito longe ou inclusivamente poderá ser este o anunciado pelo Governo, que contempla cinco patamares: o nÃvel 1 é aquele que prevê menor número de restrições, o nÃvel 5 corresponde ao grau mais grave. Terá de existir uma manutenção de risco durante duas semanas para se descer para o patamar inferior.
“As primeiras medidas devem ser implementadas a nÃvel nacional”, com decisões “faseadas” e “estáveis para toda a população”, sustentou a pneumologista. Também haverá, contudo, medidas de caráter concelhio.
Raquel Duarte afirmou que as pré-escolas e jardins-de-infância deverão conhecer uma redução de restrições. Já na atividade laboral, o teletrabalho deve ser mantido “sempre que possÃvel”.
Segundo o plano, até ao nÃvel 2 deve haver restrições de horários de funcionamento, com as atividades a poderem funcionar até à s 21 horas de segunda a sexta-feira e até à s 13 horas aos sábados.
No comércio e retalho, o nÃvel 4 permite venda ao postigo, ao passo que o nÃvel 3 possibilita a “abertura com cumprimento de medidas de distanciamento”.
Na restauração, o nÃvel 4 apenas permite take away e entrega ao domicÃlio, com o nÃvel 3 a permitir o serviço de esplanada com distanciamento com limite de 4 pessoas por mesa.
O recolher obrigatório deve ser mantido até ao nÃvel 2, argumentou a especialista.
Quanto aos transportes públicos, no 4 deverão ter apenas o metro e autocarro tenham 25% da capacidade preenchida. “Não podemos ter horas de ponta”; vincou.
Questionada pelos jornalistas sobre os detalhes para o desconfinamento, Marta Temido remeteu qualquer decisão para o Conselho de Ministros desta quinta-feira, notando que os especialistas não referiram, nos modelos e propostas que apresentaram, datas que estruturem o plano para aliviar as restrições em vigor. OS especialistas apontaram “para nÃveis especÃficos de atuação face à situação que existir”.
Â